A Caravana Siga Bem, maior projeto social itinerante da América Latina, lançou na última quarta-feira (6), a sua 10ª edição em grande evento realizado em São Paulo – SP. Em 2016, quando completará uma década promovendo cidadania pelas estradas Brasil, a ação abordará um tema inédito nesta sua trajetória: os Direitos Humanos e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas).
Mais uma vez, o projeto, que atendeu a mais de 90 mil pessoas em sua última edição, percorrerá mais de 100 cidades de 24 estados brasileiros oferecendo serviços, educação, cultura e entretenimento para uma população com pouco acesso à cidadania em seu dia a dia: os caminhoneiros e a comunidade estradeira. Para isso, contará com patrocínios da Petrobras, Mercedes-Benz e
“A Caravana Siga Bem não para. São dez anos promovendo cidadania, o que só é possível graças à união de toda a equipe e parceiros que realizam este grandioso projeto. Por isso, temos de agradecer ao trabalho e à dedicação dos caravaneiros, que conduzem o projeto pelo país, e também aos parceiros, que acreditam, investem e juntam a sua marca a esta expressão do bem, que ilumina o país acendendo as esperanças em nossos caminhoneiros”, enalteceu Alexandre Côrte, presidente da Cobram (Companhia Brasileira de Marketing), no discurso que abriu a cerimônia no Espaço de Eventos da Villa Blue Tree, na Zona Sul da cidade.
A cerimônia teve a introdução do jovem Nickolas Cavalheiro Subtil, de 11 anos, que leu um emocionante texto sobre a profissão do caminhoneiro e a importância de os adultos cuidarem do planeta agora para garantir o seu futuro e de todas as crianças. Natural de Vacaria-RS, o menino é um grande fã do projeto da Caravana e já participou de diversos eventos acompanhado de seu pai, o caminhoneiro Idênio, em suas viagens pelo Brasil.
Motorista de Arapongas é o “Caminhoneiro do Ano 2015”
Na noite também foi conhecido o vencedor do concurso “Caminhoneiro do Ano 2015”. E o grande felizardo foi Lucio Marcio Goldin, de Arapongas-PR, que superou mais de 90 mil concorrentes e levou para casa um caminhão Mercedes Benz – Actros 2546 Mega Space zero quilômetro, no valor de R$ 300 mil. Em segundo lugar, ficou o também paranaense Alessandro Mileski, de Reserva, que ganhou um automóvel Smart Fortwo. Completando o pódio mais cobiçado pelos estradeiros do Brasil, Marcos Alessandro da Silva, de Jundiaí-SP, premiado com moto Honda CG 125 Fan.
“Coloquei em prática o conhecimento de todos esses anos de estrada. O conselho que dou para os caminhoneiros é acreditar. Acreditei, corri atrás e aqui está o fruto desse esforço: esse prêmio maravilhoso”, celebrou o campeão do concurso, que esteve acompanhado da esposa.
O “Caminhoneiro do Ano 2015” foi definido em disputa apertada após a prova final que reuniu os 25 caminhoneiros melhores classificados da primeira fase do concurso (dois deles, no entanto, tiveram de se ausentar das provas por problemas pessoais). Mais de 90 mil motoristas participaram da primeira etapa, que envolveu testes teóricos promovidos durante os eventos da Caravana nos postos da Rede Siga Bem, da Petrobras, e em concessionárias Mercedes-Benz participantes. Neste ano, pela primeira vez, o concurso permitiu a participação via Web, cujo melhor colocado também marcou presença na disputa decisiva.
Os finalistas foram os que obtiveram as melhores notas nos testes de conhecimento, que levantou questões fundamentais para todos os cidadãos que pegam as estradas diariamente: leis de trânsito, mecânica básica, primeiros socorros, Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Lei Maria da Penha, entre outros.
Na prova final, os concorrentes foram avaliados em testes teóricos e práticos, estes últimos, por jurados que analisaram as habilidades dos motoristas para uma direção segura. As qualidades avaliadas foram, principalmente, competência, profissionalismo e cidadania por detrás do volante.
Parceiros na cidadania
O evento desta quarta-feira foi prestigiado por das diversos apoiadores e instituições parceiras do maior projeto das estradas brasileiras. Em 2015, a Caravana Siga Bem teve os patrocínios da Petrobras, Mercedes-Benz, B
Tiveram a palavra na cerimônia o diretor da Rede de Postos de Serviços da Petrobras Distribuidora S/A, Thomaz Lucchini Coutinho; o vice-presidente de Vendas e Marketing da Mercedes-Benz do Brasil, Roberto Leoncini; o diretor comercial de Vendas da Bridgestone Bandag, Marcos Aleixo Aoki; o gerente de Marketing da Liquigas Distribuidora S.A., Nilson Francisco; a diretora da Rede de Enfrentamento à Violência da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres da Prefeitura de São Paulo, Ana Fátima Macedo; o secretário nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Rodrigo Torres de Araújo Lima; e o inspetor da Polícia Rodoviária Federal Jean Chagas.
Os parceiros destacaram a importância das ações e dos temas desenvolvidos pela Caravana Siga Bem ao longo dos últimos anos, em especial, os combates à exploração sexual de crianças e adolescentes nas estradas, por meio da divulgação do Disque 100; e à violência contra a Mulher, através do Ligue 180. Em parceria com a PRF, a Caravana também promove o projeto Cinema Rodoviário, que busca conversar com motoristas de todo o país sobre as responsabilidades para uma direção segura.
Direito à Vida Digna
Em 2016, a Caravana Siga Bem terá como principal bandeira a conscientização sobre os Direitos Humanos. Um dos objetivos é ajudar a disseminar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. O documento, assinado por 193 líderes mundiais em setembro do ano passado, traz uma extensa plataforma de metas globais contempla três objetivos extraordinários: combater a pobreza, a desigualdade e as mudanças climáticas, no esforço mais amplo e abrangente já feito pela ONU para combater problemas mundiais.
O tema será promovido pela peça teatral “Óxente, e os direitos da gente?”, que será apresentada durante os eventos do projeto. Escrito por Josemir Medeiros e com direção de Tito Teijido, o espetáculo faz menção ao clássico Dom Quixote, onde a figura quixotesca é encarnada por um caminhoneiro, que, ao longo de sua viagem, busca combater os “monstros” que encontra pelo caminho. Os “monstros” são inimigos que tiram da população o direito a uma vida digna, aos cerceá-los da educação, saúde, condições dignas de trabalho, tolerância à diversidade e o respeito ao meio ambiente.
Caravana Siga Bem
Maior projeto social itinerante da América Latina, a Caravana Siga Bem percorre mais de 100 cidades de 24 estados brasileiros, promovendo um grande evento com diversas atrações oferecidas gratuitamente a caminhoneiros e comunidade estradeira: serviços sociais de saúde, higiene, bem-estar, palestras de conscientização, apresentações culturais e também shows de música. Os eventos acontecem em postos da Rede Siga Bem, da Petrobras, e em concessionárias Mercedez-Benz.
A Caravana Siga Bem conta com uma estrutura de 12 caminhões, 4 vans, 2 automóveis e uma equipe de mais de 70 pessoas viajando por todo o país.