17-E BEV é o chassi elétrico da IVECO BUS desenvolvido para a realidade do Brasil e da América Latina

Na vanguarda da eletromobilidade, com mais de 20 anos de experiência na Europa abrindo caminho para gerações de trólebus, ônibus híbridos e ônibus elétricos, a IVECO BUS revela na Lat.Bus/Transpúblico 2024 o chassi 17-E BEV (Battery Electric Vehicle – Veículo de Bateria Elétrica), conceito elétrico com desenvolvimento 100% nacional, focado nas características e na realidade da operação brasileira, com packs de baterias sob medida montados no Brasil. O modelo com piso normal e suspensão metálica, apresentado juntamente com a eDaily Minibus, inicia a jornada de eletrificação da IVECO BUS na América Latina, que em parceria com um desenvolvedor brasileiro, apresenta um conjunto de soluções robusto, customizado e adequado às solicitações dos clientes locais.

Como parte de sua visão multi energia, a IVECO BUS seguirá a oferta de produtos diesel, entregando o menor Custo Total de Operação (TCO), juntamente com o chassi a gás natural e biometano BUS 17-210 G, disponível para test-ride de 6 a 8 de agosto no São Paulo Expo.

“Com a apresentação dos conceitos elétricos, confirmamos a intenção de complementar nossa oferta de produtos com um leque de soluções cada vez mais customizado para as necessidades da mobilidade. Queremos oferecer ao cliente a melhor tecnologia para o seu negócio”, afirma Danilo Fetzner, vice-presidente da IVECO BUS para América Latina. “Com soluções customizadas, facilitamos a transição energética como uma verdadeira parceira e consultora, fornecendo produtos adequados com robustez e os menores custos operacionais”.

O aumento de portfólio apresentado na Lat.Bus/Transpúblico 2024 reflete perfeitamente a capacidade da IVECO BUS em fornecer soluções de mobilidade eficientes, confiáveis e sustentáveis para todos os tipos de missões e uma ampla rede de serviços, respeitando as características e preferências de clientes e sistemas operacionais da América Latina, onde os ônibus são montados sob chassi.

Globalmente, a IVECO BUS iniciou sua jornada elétrica em 2015, lançando na Europa a gama E-WAY, que provou ser altamente confiável e eficiente. Atualmente, 1.500 unidades do modelo operam em mais de uma dúzia de países. 

17-E BEV: tração 4×2, para carrocerias de até 12 metros com piso normal

O chassi conceito 17-E BEV revelado na Lat.Bus 2024 tem como principal vocação a aplicação urbana, com tração 4×2 e comportando carrocerias de 9,6 a 12 metros de comprimento, inicialmente na configuração de piso normal.

Seu conjunto de baterias modulares pode ser instalado em 4 ou 8 packs entre as longarinas no chassi, eliminando a necessidade de baterias no teto do veículo. Esse tipo de instalação representa um valor final do ônibus mais competitivo, já que não é preciso reforçar toda a estrutura da carroceria. 

O motor elétrico de 145 kW de potência e 1055 Nm de torque contínuo fica instalado no entre eixos do chassi, permitindo mais espaço para portas de embarque e desembarque durante o processo encarroçamento. Como resultado, o cliente poderá contar com a configuração interna ideal para cada tipo de operação. 

“Diferente do motor a combustão tradicional, que disponibiliza o torque sob aceleração, no motor elétrico o pico de torque já está disponível logo ao pisar no acelerador, entregando força máxima”, explica Paulo Kazuto, especialista de Marketing Produto da IVECO BUS.

Além da compacidade, com menos componentes e design simples, o motor elétrico tem a vantagem do menor ruído, tornando a operação ainda mais suave.

Autonomia de até 250 km com pack de 8 baterias

A autonomia do 17-E BEV varia de 120 km com 4 packs de bateria, até 250 km com 8 packs de bateria, já considerando condições regulares de operação. 

A capacidade/tempo de carregamento varia de acordo com a potência do carregador. Com interface simples, o equipamento também proporciona maior segurança na recarga, diminuindo os custos e reduzindo o risco de acidentes. 

“O 17-E BEV é o mesmo chassi IVECO BUS, só que elétrico. Com a robustez e o custo x benefício já reconhecidos pelo mercado”, reforça Kazuto.

O chassi conceito está em fase de desenvolvimento e passará por testes de validação antes de chegar ao mercado.