A demanda por serviços logísticos tende a crescer nos próximos anos. Segundo uma pesquisa divulgada pela Transparency Market Research, o mercado mundial de logística deve chegar a US$ 15.273 bilhões até 2027. Somente no Brasil, o setor deve crescer cerca de 56% até 2024, segundo dados do MCC-ENET.
A alta do nicho também aumenta as discussões sobre o tema. Pensando nisso, André Pimenta, CEO da Motz, transportadora digital da Votorantim Cimentos, e Caio Reina, CEO e fundador da RoutEasy, logtech que oferece soluções logísticas para e-commerces e varejo, citam 5 conceitos que são importantes para quem está iniciando os trabalhos e conhecimentos no segmento.
Logística reversa
Ao contrário do caminho convencional de entregas de produtos da loja até o consumidor, a logística reversa abrange o caminho de volta da mercadoria, indo do cliente até o fabricante. No geral, produtos que apresentam problemas ou erros, que podem ser reaproveitados ou reciclados pelo fabricante são os motivos pelos quais a logística reversa é utilizada.
Modais de transporte
Os modais de transporte são os diferentes tipos de transporte disponíveis para se fazer a entrega. Os utilizados no Brasil são o rodoviário, aéreo, ferroviário, dutoviário e aquaviário.
Supply Chain
O termo significa, em português, cadeia de suprimentos ou cadeia logística. O supply chain engloba todo o processo desde a definição do material até a compra e entrega do produto ao consumidor final, pegando toda a parte de produção e distribuição da mercadoria.
Jornada dos motorista
Outro conceito importante na logística é a atenção com a jornada dos motoristas, que desempenham um papel crucial dentro dos processos logísticos. Com essa preocupação em mente, a Motz agiliza e simplifica a jornada logística de caminhoneiros e embarcadores, monitorando e acompanhando todo o processo de transporte das cargas. Por meio de plataforma digital proprietária, a startup centraliza a gestão do relacionamento com os caminhoneiros, facilitando desde a seleção dos profissionais, até a administração dos contratos, com mais segurança e solidez, tanto para os embarcadores quanto para os profissionais autônomos.
Logística 4.0
Essa nova era da logística traz consumidores cada vez mais ativos nas compras on-line e exigindo entregas no mesmo dia. Nessa fase, as empresas precisaram inovar e usar tecnologias ágeis para otimizar processos e diminuir custos e erros. “A adoção de ferramentas que atuam de ponta a ponta nas organizações veio para reduzir processos burocráticos e repetitivos, permitindo que os colaboradores foquem nas atividades que necessitem do lado humano. Mas, mais do que isso, o uso dessas tecnologias também permitiu uma diminuição nos erros dentro dos processos produtivos”, completa Reina.