O Cepa – Centro de Prevenção de Acidentes, empresa especializa em segurança viária, que desde 1987 desenvolve programas de controle e gestão de riscos gerados por acidentes de trânsito, está lançando o e-BTW. Trata-se do único curso de Direção Segura no país que alia formação teórica on line e treinamento prático presencial.
Esse produto foi desenvolvido especificamente para empresas com frotas de veículos leves e tem como principal diferencial promover a atitude preventiva do condutor, reduzindo em até 30% os índices de acidentes, com custo acessível.
O treinamento e-BTW é composto por duas etapas, a primeira consiste de uma capacitação a distância (8 módulos) e a segunda de um treinamento prático presencial com instrutor do CEPA, realizado na via pública em um circuito previamente definido. “O curso visa alavancar a segurança viária dos funcionários e motoristas, proporcionando um treinamento flexível, adaptado às necessidades da empresa. Ele tem um custo menor que um treinamento 100% presencial, otimiza o tempo e promove a redução dos gastos gerados por acidentes”, afirma o gerente comercial do CEPA, Fernando Rachetti.
O módulo teórico do e-BTW está dividido em oito tópicos: Introdução e objetivos; Problemática do trânsito; Causalidade/ Trilogia; Revisão prévia; No posto de condução; Comportamento de risco; Rotinas preventivas; Conclusão e avaliação final.
Rachetti explica que ser aprovado na avaliação final do módulo teórico é condição obrigatória para a participação na etapa prática do treinamento. O tempo estimado para a conclusão dos oito módulos é de 75 a 90 minutos. O objetivo da parte prática do treinamento inclui: Analisar, em conjunto com o instrutor do CEPA, os resultados do módulo teórico; conhecer o veiculo e realizar o checklist de inspeção da unidade, avaliar o desempenho individual ao volante; praticar a direção segura e técnicas preventivas; revisão final e recomendações.
“Ao final do treinamento, os participantes serão capazes de identificar e corrigir hábitos e comportamentos incorretos ou de risco, identificar e antecipar fatores de risco presentes no trânsito, aperfeiçoar sua habilidade ao volante, evitar acidentes de trânsito e demonstrar conscientização sobre a necessidade de contribuir e praticar uma forma racional de condução, além de tolerância com os demais usuários do sistema de trânsito”, finaliza Rachetti.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.