Segundo a Antaq, o crescimento foi de 1% se comparado ao mesmo período de 2013.
No segundo trimestre de 2014 os portos brasileiros movimentaram 251,1 milhões de toneladas brutas de carga. O número representa um crescimento de 1% em relação ao mesmo período de 2013. Os dados são da Gerência de Estatística e Avaliação de Desempenho da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários) e contabilizam os resultados de portos organizados e de TUPs (Terminais de Uso Privado).
Conforme a Agência, a movimentação nos portos organizados apresentou queda de 1,5%, totalizando 91,4 milhões de toneladas. Já a movimentação de carga nos TUPs registrou aumento de 2,4%, com 159,7 milhões de toneladas.
As principais cargas movimentadas pelos terminais privados foram: minério de ferro, combustíveis, bauxita, soja e carvão. Nos portos públicos, o destaque foi para o minério de ferro, combustíveis e soja. O combustível, com 3,3 milhões de toneladas, foi o produto com o melhor desempenho.
O estudo ainda mostra que a movimentação de granel sólido foi responsável por 61,3% do total, com 153,8 milhões de toneladas. Enquanto o granel líquido ficou com 23,2%.
A Antaq ainda antecipou que os números consolidados do ano passado referentes à movimentação portuária nacional serão divulgados no próximo dia 24 de fevereiro.
Com informações da Antaq.
(Fonte: Agência CNT de Notícias)
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.