Consolidada como maior distribuidora de games no Brasil e uma das principais na América Latina, a NC Games & entertainment fez investimentos pesados em infraestrutura logística. O projeto, iniciado em 2012, tinha como objetivo suportar o crescimento da empresa, que de um ano para o outro, praticamente dobrou de tamanho, passou a atuar em novos canais de venda e ampliou seu portfólio de produtos para além do mercado de games.
“Nosso principal desafio era acompanhar este crescimento da empresa, oferecendo um nível ainda melhor no nosso core business que é justamente a distribuição por todo o país e América Latina dos games e acessórios para as mais variadas plataformas, além de fones de ouvido, tablets, celulares, projetores e smartphones que integram nossa linha de produtos. A ideia era criar um diferencial que mostrasse nosso know how e credibilidade em pontos chave do nosso negócio: eficiência e inteligência operacional, maior controle, segurança e agilidade na entrega dos produtos para o varejo e no atendimento ao nosso e-commerce”, explica Nelson Hirano, diretor comercial da NC Games.
Com o novo sistema operacional e a implantação de um Classificador de Pedidos (software Sorter da Optimus), a NC Games substituiu as planilhas manuais de controles de frete e entregas por um processo automatizado. Com isso, passou a conseguir planejar melhor, garantir 100% de assertividade na entrega, evitando assim problemas na etapa de separação dos produtos, tais como envio de itens em duplicidade ou trocados – a distribuidora conta com uma máquina automatizada com capacidade de separar até 150 pedidos ao mesmo tempo.
Resultados
A NC Games passou a contar com uma ferramenta que permite rastrear todas as etapas da entrega, desde a saída do centro de distribuição até a chegada ao seu destino final, com maior velocidade de resposta da posição exata dos produtos. Além disso, possibilitou à empresa ter um maior controle dos gastos com frete – economia de 30% -, na medida em que o software consegue identificar, por meio do perfil da carga, qual a melhor opção de entrega e qual transportadora oferecerá a melhor relação preço x prazo.
“Após a implementação da nova solução (WMS Inovatech) foi possível melhorar a gestão dos recursos internos e das despesas, aumentando consideravelmente o resultado da Logística. Esta melhoria foi percebida já na primeira semana de implementação das ferramentas, que elevaram em 40% o nosso nível de serviço”, completa Hirano.
Hoje, um ano após a implantação do sistema, já é possível mensurar alguns índices satisfatórios. A capacidade produtiva cresceu 200%, com mais segurança e credibilidade principalmente no atendimento aos pedidos; o tempo de processamento de pedidos diminuiu em até um dia, sendo possível praticar 99,8% de eficácia no nível de serviço prestado; e soma-se à isso a redução de turno e a possibilidade de realocar colaboradores para atender outras necessidades dentro do processo logístico.
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