O Porto de Suape iniciou o ano batendo recorde na movimentação do primeiro bimestre com 3,19 milhões de toneladas de cargas, 23,6% a mais que o mesmo período de 2014, quando circularam 2,58 milhões de toneladas. Com o resultado, Suape estabeleceu a melhor marca para um bimestre e para um único mês, já que encerrou fevereiro com 1,63 milhão de toneladas, um crescimento de 5,1% em relação a janeiro, que tinha registrado o último recorde. Em relação a fevereiro de 2014, a movimentação foi 29,3% superior, quando passaram por Suape 1,26 milhão de toneladas.
Do total movimentado no bimestre, 69% foram granéis líquidos (2,19 milhões de toneladas), grupo de carga responsável pelo aumento e que cresceu 43% em relação ao primeiro bimestre do ano passado. Os combustíveis foram as principais mercadorias que passaram por Suape, com crescimento de 45%, das quais se destacaram óleo diesel (516 mil toneladas), óleo combustível (448 mil toneladas), óleos brutos (399 mil toneladas) e querosene de aviação (246 mil toneladas). O início da operação da primeira etapa da Refinaria Abreu e Lima, em dezembro passado, contribuiu para o incremento na movimentação.
As outras mercadorias foram contêineres (22% – 728 mil toneladas), granéis sólidos (8% – 234 mil toneladas) e carga geral solta (1% – 37 mil toneladas). “Suape vem batendo sucessivos recordes, o que demonstra que a realização de melhorias na infraestrutura e manutenção portuária, nos últimos anos, ampliou nossos níveis de atendimento e trouxe maior eficiência para as operações, acarretando nesses aumentos constantes na movimentação”, explicou Thiago Norões, secretário de Desenvolvimento Econômico e presidente de Suape, que apresentou os dados durante a 21ª Intermodal South America, nesta quarta-feira (8/4), em São Paulo. Esta é a 15º participação de Suape no evento.
O porto também registrou um grande crescimento nas cargas transportadas por cabotagem, que é a navegação costeira entre os portos de um mesmo país. Os embarques e desembarques de cabotagem somaram 2,05 milhões de toneladas de cargas, um aumento de 34% ou mais de meio milhão de toneladas em relação aos dois primeiros meses de 2014. A navegação por longo curso (importação e exportação) também cresceu e fechou o bimestre com uma alta de 6,6%. Quanto ao fluxo de navios, o porto recebeu 245 embarcações, 15 a mais que em 2014.
Os resultados obtidos por Suape no primeiro bimestre demonstram que o porto está caminhando para se consolidar como um hub port, ou seja, porto concentrador e distribuidor de cargas para as Regiões Norte e Nordeste do país. No ano passado, Suape movimentou 15,2 milhões de toneladas de cargas e 418 mil TEUs, sendo o principal porto em movimentação de contêineres do Norte e Nordeste. Entre as mercadorias que passaram por Suape em 2014, destacaram-se óleo diesel (17%), GLP (16,6%), óleo combustível (9,2%) e gasolina (5,7%), além das cargas transportadas por contêineres que representaram 30,8% da movimentação.
(Foto: Divulgação)
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.