A Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul) e diversas outras entidades de classe estiveram reunidas na Superintendência do Porto do Rio Grande na manhã desta sexta-feira, 26 de junho, para tratar de temas do setor logístico. Além dos representantes das instituições estiveram presentes os Secretários de Estado: de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia, Fábio Branco e o secretário-adjunto de Transportes e Mobilidade, Humberto Canuso. O prefeito de Rio Grande, Alexandre Lindenmeyer acompanhou o encontro.
A reunião é uma continuação do encontro realizado em Porto Alegre quando a Farsul apresentou algumas propostas que podem melhorar a logística do Estado. Alguns dos projetos fazem parte da estrutura do Porto do Rio Grande como VTMIS e a dragagem de manutenção. “Estamos aqui para saber como está o andamento dos projetos e o que podemos fazer para ajudar que sejam efetivados”, afirmou o presidente da Farsul, Carlos Sperotto.
O Superintendente do Porto do Rio Grande, Janir Branco afirmou que é importante a participação das instituições no cotidiano portuário para que todos tenham conhecimento das condições, projetos e ações que estão sendo realizadas. Para o Secretário Fabio Branco, “é uma determinação do Governador Sartori que as pastas trabalhem em sintonia pelo desenvolvimento do Estado e tenho junto com o secretário Pedro [Transportes] e o secretário-adjunto Canuso trabalhado principalmente com os assuntos ligados ao Porto do Rio Grande”, afirmou.
Quanto aos questionamentos realizados pelas instituições, o diretor técnico Darci Tartari realizou uma apresentação sobre a estrutura portuária atual e os projetos em andamento. A obra de modernização de 1.275m do cais do Porto Novo que deve ter até o final do ano 375 metros entregues. Além disso, falou sobre a situação da dragagem de manutenção que já tem consórcio vencedor que aguarda assinatura do contrato por parte da Secretaria de Portos.
O VTMIS (Vessel Traffic Management Information System) que é o controle de monitoramento do tráfego marítimo está com o processo em andamento em parceria da SUPRG com a Secretaria de Portos. “Nossos técnicos estão em constante contato com a equipe técnica da pasta em Brasília. O projeto executivo já foi analisado pela SUPRG e aprovado e aguardamos a montagem do processo licitatório”, afirma ele. O VTMIS é um importante instrumento que irá permitir que a autoridade portuária tenha controle da navegabilidade do canal com dados técnicos preciso.
CAP e Conselho de Direção realizam reunião
Na manhã desta sexta-feira, 26 de junho, ocorreram as reuniões mensais do Conselho de Autoridade Portuária e do Conselho de Direção da SUPRG. O Conselho de Direção presidida pelo secretário-adjunto da Secretaria de Transportes e Mobilidade do Rio Grande do Sul, Humberto Canuso teve como pauta os relatórios de atividade e econômico –financeiro do ano de 2014 que foram aprovados. O Conselho de Autoridade Portuário foi presidida pelo representante da Secretaria de Portos, Gustavo Dullius e foram debatidos diversos assuntos como a necessidade de melhorias do lote 4 da BR-392 que teve a participação do DNIT através do Eng° Wladimir Casa. Ainda foram tratadas questões como: Convênio de Delegação dos Portos ao Governo do Estado do Rio Grande do Sul e questões que envolvem o ingresso de navios de até 368 metros de LOA no Porto do Rio Grande.
(Foto: Divulgação/SUPRG)
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.