Neste especial, mostramos que as empresas, tanto as específicas do setor, como as outras, de um modo geral, continuam investindo e apostando no crescimento do mercado brasileiro
JBS amplia segurança no transporte de cargas
A JBS (Fone: 11 3144.4000) – indústria de alimentos presente em mais de 200 países – está implementando mais uma ferramenta para ampliar a segurança de suas cargas. Depois de ter 100% de sua frota de caminhões rastreada, a companhia passa a contar a partir de agora com um sistema de localização e monitoramento de cargas, que permite a identificação precisa de onde seus produtos estão até a entrega final ao cliente. “Essa nova ferramenta está agregando segurança ao nosso mecanismo de rastreamento de frota. Agora, além de conseguir saber com precisão onde estão os veículos, sabemos também a localização precisa da carga”, afirma Gilmar Schumacher, diretor de Logística da JBS. O executivo explica que a iniciativa faz parte de um conjunto de estratégias que visam otimizar cada vez mais os recursos e as operações da JBS, já que o roubo de cargas é um dos principais problemas não só da empresa, mas da indústria alimentícia em todo o Brasil.
DCL amplia negócios e ingressa no segmento de self storage
A DCL Real Estate (Fone: 41 3324.3235) – empresa centenária do ramo de imóveis corporativos – está expandindo suas atividades para o setor de self storage e investindo na implantação de uma nova marca: a D-Espaço, galpão de autoarmazenamento. A D-Espaço vai operar na região Sul de Curitiba, PR, às margens da Linha Verde, área de crescimento expressivo e acelerado nos últimos anos. “A proposta inicial de reposicionar um ativo, o antigo Armazém 1, no Hauer, passou por uma reformulação de infraestrutura, logística e arquitetura para abrigar a operação de um self storage moderno e completo, com toda estrutura, conforto e segurança necessários a empresários e pessoas físicas que buscam locação de espaços para armazenamento de pertences”, afirma Paola Noguchi, diretora geral da DCL Real Estate. São 154 boxes em cerca de 1.000 m² ou 2.300 m³; já a área total chega a 1.500 m², mas há espaço no imóvel para ampliação de até 9.000 m². Os usuários podem optar por cinco tamanhos de boxes: 3, 4, 6, 9 e 20 m² e os contratos são mensais, sem fiador, sem condomínio e sem burocracia. Além disso, apenas o cliente tem acesso ao seu próprio box, o que garante privacidade e segurança. Por isso o conceito de autoarmazenamento. Outras características do empreendimento incluem: monitoramento e segurança 24 horas, acesso livre ao wi-fi, business center com área de trabalho, sala de reuniões, carrinhos para carga e descarga, seguro de acordo com valor do bem declarado, parceria com empresas de mudança e materiais de suporte para embalagens. Além disso, a doca para carga e descarga possui elevador regulável que se adapta a todos os tamanhos de caminhão. Paola também informa que, prevendo um crescimento agressivo nos próximos anos, a DCL vai avançar neste setor investindo em novos mercados e ofertando pontos de autoarmazenamento em localizações estratégicas e cômodas para seus clientes.
Guarde Mais, rede de franquias de self storage, chega ao Estado de São Paulo
A curitibana Guarde Mais, considerada a maior rede de franquias de self storage do Brasil, acaba de inaugurar sua primeira sede no Estado de São Paulo, na cidade de Sorocaba (Fone: 15 3218.1617), a 96 km da capital paulista. A nova unidade faz parte do processo de expansão da empresa que visa à implantação de unidades em todo o território nacional por meio de suas franquias e oferece soluções seguras para armazenamento de, por exemplo, móveis, automóveis, arquivos, documentos, estoques e mercadorias. A primeira Guarde Mais paulista está localizada a apenas 15 minutos do centro de Sorocaba e pronta para atender também os clientes das cidades de Itú, Mairinque, São Roque, Salto, Campinas e São Paulo. Conta com uma área aproximada de 6.000 m², que serão distribuídos em mais de 300 boxes de diversos tamanhos.
Mary Kay inaugura Centro de Distribuição em Betim, MG
A Mary Kay (Fone: 0800 16.3113), empresa americana de vendas diretas, inaugurou seu segundo Centro de Distribuição no Brasil. A cidade mineira de Betim foi escolhida estrategicamente por sua ótima estrutura de escoamento, fácil conexão com as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste e por Minas Gerais ser o segundo maior mercado da marca no país. O CD tem 6.500 m² e será responsável pelo atendimento de 30% dos pedidos da Mary Kay no Brasil, atendendo inicialmente os estados de Minas Gerais, Goiás, Espírito Santo, Bahia, Pernambuco, Ceará e Maranhão. (Redação – Agência IN)
Aliança finaliza investimento em novos navios da cabotagem e foca em infraestrutura operacional
Após finalizar o investimento de R$ 700 milhões na compra de seis novos portacontêineres, com capacidades que variam de 3.800 a 4.800 contêineres, a Aliança Navegação e Logística (Fone: 11 5185.3117) direcionará o foco para infraestrutura operacional terrestre. Como estratégia, a Aliança criou a ATM – Aliança Transporte Multimodal para atender às necessidades do mercado com ênfase maior no transporte terrestre. A empresa ampliou sua infraestrutura para recebimento, armazenagem, paletização, consolidação, desconsolidação e entrega de cargas a partir dos portos de Itapoá, SC, e Chibatão, em Manaus, AM. Segundo Julian Thomas, diretor-superintendente da Aliança, após a renovação da frota, em 2015 a empresa disponibilizará a infraestrutura operacional necessária para garantir o nível de serviço no transporte multimodal e na geração de serviços de alto valor agregado às cadeias logísticas dos clientes. “Assim, pretendemos alcançar um crescimento de volume em torno de 10% em relação ao ano passado”, afirma. Outro foco importante da Aliança para o ano é aumentar ainda mais a sua atuação no transporte de cabotagem de carga de projeto.
Alcis aposta em nova sede e reforça equipe
A Alcis Softwares para Logística (Fone: 11 5531.7444) mudou de sede, transferindo as atividades que até então eram desenvolvidas na Vila Santa Catarina, em São Paulo, SP, para um prédio totalmente reformado no bairro da Mooca, também em São Paulo, SP. “O local oferece toda a estrutura que precisamos – são seis andares e 1.000 m² de área, comportando confortavelmente uma equipe de 70 profissionais”, revela o CEO da Alcis, Luiz Rêgo. Paralelo ao investimento na nova casa, a Alcis reforçou a equipe de profissionais. “Foram realizadas mais de 20 contratações. Trata-se de profissionais com experiência nas áreas de tecnologia .Net, analistas seniores – técnico e funcional, além de especialistas em BI”, garante Rêgo. O site da empresa também passou por profunda reformulação.
Polo Industrial de Jacareí, SP, terá investimento inicial de US$ 700 mi da Chery
A Chery (Fone: 0800 772.4379) anunciou um investimento inicial de cerca de US$ 700 milhões para a construção do Polo Industrial de Jacareí, no interior paulista, mesma cidade onde a montadora inaugurou, em agosto de 2014, sua primeira fábrica de veículos no País. O montante será investido pela marca junto com outras 25 empresas fornecedoras que deverão se instalar no local.
Segundo a Chery, das 25 empresas, são doze produtoras de autopeças, cinco afiliadas, duas sistemistas, duas logísticas e três de serviços em geral. Elas se instalarão em uma área total de 4 milhões de metros quadrados e devem gerar, juntas, 5 mil empregos. A previsão da montadora chinesa é de que o complexo esteja operando plenamente somente em 2017. (Fonte: Estadão Conteúdo)
Cooperativa Agrária vai investir R$ 700 mi para ampliar produção e armazenagem
A Agrária (Fone: 42 3625.8080), cooperativa agroindustrial do Paraná – e uma das principais fornecedoras da matéria prima para os fabricantes de cerveja do país – vai investir cerca de R$ 700 milhões até 2016. A maior parte dos recursos será destinada ao aumento da produção de malte e à elevação do espaço para armazenagem de grãos. Com um aporte de aproximadamente R$ 340 milhões, o grupo vai ampliar em quase 60% a fabricação de malte na planta de Guarapuava. O aumento da armazenagem de grãos consumirá cerca de R$ 200 milhões, incluindo melhorias de acesso e pátio para veículos. (Fonte: Folha de S.Paulo)
TNT investe R$ 1,3 milhão na renovação da frota para cargas internacionais
A TNT Express (Fone: 11 2108.2898) – unidade de negócios de transporte internacional da TNT Brasil – realizou investimento de R$ 1,3 milhão na renovação de sua frota. Com o aporte, a unidade de negócios totaliza 31 veículos, com idade média de 3,5 anos. Este investimento na divisão internacional está alinhado ao plano de crescimento da companhia no País e se soma aos R$ 39 milhões investidos no ano de 2014 na frota da unidade nacional. A renovação contempla 58% da frota da companhia e reduz o impacto ambiental das operações em 25%. Ao todo, foram adquiridos 11 veículos com baús maiores, sendo seis Sprinters e cinco Fiorinos, distribuídos entre os quatro principais locais de atuação: Campinas, Santos, São Paulo e Rio de Janeiro. Para proporcionar maior agilidade às entregas nas grandes cidades, houve também a substituição de carros por motos em sete rotas de São Paulo e Rio de Janeiro, o que gerou aumento da produtividade para níveis entre 30 e 35%.
MRS investe na aquisição de locomotivas e tem aumento de rotas
Com investimentos superiores a R$ 300 milhões nos últimos anos, a MRS Logística (11 3648.8402) anunciou a aquisição de novas locomotivas e cremalheiras. Com os investimentos, a empresa reduziu em 21% o transit time em 2014. De acordo com Henrique Martins, diretor comercial, o crescimento no segmento de contêineres da empresa é expressivo, principalmente, por duas rotas: aumento de 70% da Baixada Santista ao Vale do Paraíba e 50% da Baixada Santista a Campinas, todas em São Paulo. “Estamos em rota de crescimento permanente. Um dos motivos é que o meio ferroviário não enfrenta os mesmos problemas do rodoviário, que recentemente enfrentou greves de caminhoneiros e bloqueio de vias devido ao incêndio em tonéis de combustível em Santos”, afirma Martins. O desastre em questão interrompeu o fluxo de trens por menos de 12 horas. Uma novidade da MRS envolve os vagões da série Sider FLT, capazes de transportar até 98 toneladas de cimento ensacado e paletizado. Desenvolvidos em parceria com a Randon (11 2431-4000), o primeiro e segundo lotes, com 27 e 16 unidades, respectivamente, já estão em operação. O último, com mais 23, deve entrar em operação em janeiro de 2016. Martins ressalta que esses modelos são mais leves, práticos e seguros, especialmente no manuseio e na operação de carga e descarga, com paredes móveis que atuam na fixação da carga para maior segurança no transporte do cimento, com o acionamento localizado na parte externa. De acordo com ele, o desafio da companhia é crescer 12% em carga geral em relação ao ano passado. “Estamos trabalhando a adaptabilidade de nossos equipamentos para poder transportar qualquer tipo de carga. O objetivo é ser a melhor opção para o Porto de Santos”, conta. “Focamos no aumento do market share nas ferrovias. Em 2014, fomos responsáveis por 44% do volume de cabotagem”, salienta. Segundo o diretor, muitos segmentos que priorizavam o modal rodoviário estão migrando para o transporte nos trilhos, como os de celulose e papel, siderurgia e cimento. “Este aumento acontece com cada vez mais frequência e não apenas pela maior segurança logística que podemos oferecer, mas também por essas empresas estarem em linha com a redução de emissões de CO2 que o modal ferroviário confere”, destaca. Conforme Martins, novas rotas, como as de Jundiaí, Queimados e Mogi das Cruzes estão em implantação. Ele acredita que haja amplo espaço para o crescimento das atividades e que o uso de cremalheira amplia a circulação na Serra do Mar.
Novo CD da SSAB em Contagem, Minas Gerais, já está operando
A SSAB (Fone: 11 3303.0819), empresa produtora de aço de alta resistência com unidades produtivas na região nórdica e nos Estados Unidos, inaugurou, recentemente, seu novo Centro de Distribuição em Contagem, MG. “A presença deste estoque vai permitir que nossos clientes possam oferecer um custo mais competitivo ao usuário final, pois reduz o lead time, além de ser possível realizar um planejamento de compras mais flexível por não ser necessário trazer material de São Paulo”, diz Luiz Monegatto, gerente geral de vendas América do Sul da SSAB. Com uma área construída de 800 m² e capacidade de armazenamento de 4.000 toneladas, o novo Centro de Distribuição da SSAB vai estocar inicialmente os aços Hardox, Weldox e Domex, principalmente para os mercados de mineração e transportes, além do Docol, produto para o mercado automotivo, igualmente importante para a companhia na região. Hoje, a companhia conta com outros dois centros de distribuição no país, sendo um em São Paulo e outro em Curitiba. O novo CD deve abastecer, além do mercado de Minas Gerais, a demanda dos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e as regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste, sendo estas últimas, regiões carentes em oferta de materiais de alto valor agregado, como o aço Hardox, por exemplo. “Somos uma usina siderúrgica com um serviço diferenciado, atuando com sua própria distribuição no Brasil e oferecendo todo o suporte técnico e a oportunidade de compra de pequenos lotes para qualquer projeto.”
Libra Terminais Santos adquire 36 Terminal Tractors
Como parte de um plano de expansão que prevê investimentos em torno de R$ 800 milhões, a Libra Terminais Santos (Fone: 13 3279.3737) adquiriu 36 Terminal Tractors, equipamentos especialmente desenhados para operações portuárias. Os novos equipamentos de movimentação de cargas já iniciaram as atividades no terminal e sua principal função é atuar na remoção de contêineres do costado para a retroárea e vice-versa, operação também conhecida como “Carrossel”. Os novos veículos, que possuem capacidade de tração de até 80 toneladas, quase o dobro de um caminhão normal, permitem a utilização de twins de contêineres, ou seja, a movimentação simultânea de dois contêineres.
Grupo Chibatão adota Programa para agilizar recebimento de carga do Polo Industrial e Comércio
Como parte do pacote de investimentos e melhorias previstas para 2015/2016, o Grupo Chibatão (Fone: 92 2129.1900) implantou um sistema que vai agilizar o recebimento de cargas vindas do comércio da capital e do Polo Industrial de Manaus em seu terminal portuário. Com o intuito de evitar filas nas entradas do terminal (gates), o Porto Chibatão otimizou seu processo de recebimento de cargas com a validação de documentos online e consequentemente ganhou tempo nas operações portuárias – para isso, o Software Modal Web está sendo usado nas instalações do terminal. O uso do programa fará com que a carga passe por um pré-gate, onde haverá vistoria física e documental – se os documentos estiverem de acordo com dados fornecidos pelo sistema, que serão visualizados com auxilio de tablets, a carga/contêiner poderá se dirigir ao gate de entrada. Caso contrário, será posicionada em área especifica para verificação da divergência. Sem o sistema online as transportadoras permaneciam na espera por até 32 minutos. Hoje as cargas que geram qualquer não conformidade documental ou física são retiradas do gate na pré-entrada para ceder vez ao que está com documentação correta. Se todos os tramites de verificação forem cumpridos corretamente e os dados online e físicos forem confirmados, o recebimento de uma unidade de carga deve levar apenas cinco minutos. Haverá ganho também para o transportador, que irá aumentar a produtividade de transporte, assim melhorando sua margem de contribuição.
CD da Natura em Itupeva, SP, teve investimento de R$ 73 milhões apenas em equipamentos
O Centro de Distribuição que a Natura inaugurou em Itupeva, SP, é considerado o mais moderno das Américas, utilizando tecnologia inédita que tem como diferencial o armazenamento de caixas e paletes gerenciados por um software WMS customizado. Segundo Josie Peressinoto Romero, vice-presidente de Operações e Logística da Natura, o novo hub permite a montagem de paletes mistos, com o aproveitamento total do espaço. “Além disso, há menor tempo de estoque e reduzimos a emissão de gás carbônico nas viagens para o Norte e Nordeste, aproveitando ao máximo o espaço das carretas”, explica, lembrando que somente outros dois hubs, localizados na Suíça e Austrália, utilizam a mesma tecnologia. O investimento nos equipamentos foi de R$ 73 milhões. Com 35.000 m² de área construída, o hub da Natura armazena 100% dos produtos de fabricação interna e de seus parceiros instalados em cidades próximas a Itupeva. De lá, saem cargas para oito Centros de Distribuição espalhados pelo Brasil e também para os países onde a empresa mantém operação internacional: Peru, Argentina, Colômbia, México, Chile e França. Em média, são movimentadas 60 carretas por dia. “Estamos em localização privilegiada, pois o aeroporto de Viracopos e o porto de Santos são próximos e muitos de nossos parceiros e a principal fábrica da Natura ficam muito perto do hub. Dessa forma, conseguimos escoar nossa produção ainda mais rapidamente”, explica Romero. O empreendimento movimenta cerca de três mil paletes por dia. E conta, ainda, com 13 transelevadores de paletes, 20 navettes para armazenagem de caixas, dois robôs de despaletização automática, dois robôs de paletização automática (inclui paletes mistos) e duas esteiras telescópicas (carga a granel). Tem capacidade para movimentar 3,6 milhões de caixas, com 35 mil posições-paletes. Dispõe, ainda, de um processo de retirada e abastecimento de carreta Ancra em cinco minutos. E permite o carregamento de carreta a granel em duas horas.
Manuchar vai construir novo armazém dentro do porto de Imbituba, em Santa Catarina
O grupo belga Manuchar (Fone: 11 3336.7600), distribuidor de produtos químicos, minerais e siderúrgicos, vai construir um novo armazém dentro do porto de Imbituba, em Santa Catarina. Será um projeto modular que terá até 15.000 m² de área construída, com um investimento de R$ 21,5 milhões. A área que receberá o armazém no porto estava arrendada à empresa Fertisanta, cujo controle acionário foi adquirido pela Manuchar. Com a compra, a multinacional assumiu um espaço de 60.000 m². A transferência já foi autorizada pela Antaq. (Fonte: Folha de S.Paulo)
DHL inaugura Centro de Competência em Oil & Energy no Brasil
A DHL Global Forwarding (Fone: 11 5042.5500), especializada em fretes aéreo e marítimo, anuncia a inauguração de mais um Centro de Competência no Brasil, agora com foco no mercado de Oil & Energy. Localizado em São Paulo, esse é o quarto Centro de Competência da empresa no país. Com este novo Centro, o cliente poderá centralizar todas as questões relacionadas a esse tipo de embarque com um único time. O novo Centro de Competência tem um foco especial nos serviços locais, tais como desembaraço aduaneiro, transporte e distribuição doméstica.
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