Logística no Nordeste – Logweb Ed. 161

Já está operando a nova fábrica do Grupo Petrópolis em Pernambuco

O Grupo Petrópolis inaugurou a sua segunda fábrica na Região Nordeste, no município pernambucano de Itapissuma (Fone: 81 3073.5800), distante 45 km de Recife. A nova planta tem capacidade para produzir 600 milhões de litros por ano e envolveu um investimento de R$ 600 milhões, que englobou infraestrutura, contratação e treinamento de pessoal e a operacionalização inicial da unidade. Para o grupo, a localização da fábrica de Itapissuma é estratégica: fica a menos de 50 km de Recife, a pouco mais de 800 km de Salvador e a 700 km de Fortaleza. “Planejamos esta fábrica, que é fundamental para estarmos presentes em 100% do território nacional até o fim da década, porque acreditamos no crescimento no Nordeste e procuramos contribuir para esse crescimento”, explica Eliana Cassandre, Gerente de Propaganda do Grupo Petrópolis. Com tecnologia alemã, desenvolvida pela fornecedora Krones AG, a nova unidade fabril possibilita metas arrojadas de produtividade e de aproveitamento dos recursos. Com os equipamentos disponíveis, é possível, por exemplo, atingir a meta de 3,3 litros de uso de água para cada litro de cerveja, proporção só alcançada por fábricas internacionais de ponta do setor. As linhas de produção (garrafas e latas) contam com dezenas de etapas, como: uma linha de 62 mil garrafas/h; uma linha de 128 mil latas/h; uma adega de fermentação com 18 tanques de 900 mil litros cada; e uma adega de pressão com 12 tanques de 360 mil litros cada. A cerveja produzida em Itapissuma será distribuída, a princípio, para todos os centros de distribuição já em operação. No Nordeste, a rede atenderá os estados de Alagoas, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe, Bahia e, claro, Pernambuco.

 

Empresa do setor de autopeças, Padre Cícero investe em Centro de Distribuição

A Padre Cícero (Fone: 85 3499.9595), grupo com 14 lojas voltadas para a venda de autopeças com operação no estado do Ceará, está completando 40 anos de atividades e instalando um Centro de Distribuição, no município de Maranguape, com área total de 20.000 m². O novo espaço vai assegurar uma organização e acompanhamento mais eficaz dos estoques das lojas e garantir o melhor gerenciamento das compras dos produtos necessários. De acordo com José Edmilson Vasconcelos, gerente administrativo do grupo, o desafio maior é manter o estoque atualizado. “Existe uma variedade de carros. São mais de 400 tipos de veículos. E precisamos dispor as peças em todas as nossas lojas”, explica. (Fonte: Diário do Nordeste)

 

FedEx Express amplia operação no Nordeste com a abertura de CD em Salvador

A FedEx Express (Fone: 11 3819.2565) ampliou e modernizou suas operações no Nordeste com a inauguração de uma nova filial na Bahia. Com isso, a empresa aumenta em 30% sua área operacional e em 53% sua capacidade de armazenagem (posição-palete) na região. O novo prédio possui 10.000 m² de área construída e aproximadamente três mil posições-paletes. A empresa provê, no mesmo espaço, serviços de transporte e logística, o que gera mais produtividade operacional e agilidade no manuseio da carga. O CD iniciou suas operações recebendo parte da carteira de clientes que ficava em outra unidade da companhia na cidade. A FedEx está presente nas principias regiões econômicas da Bahia, com filiais em Vitória da Conquista, Salvador, Itabuna, Feira de Santana e Simões Filho. Conta, ainda, com pontos de apoio em Jequie, Barreiras, Irece e Eunapolis, entre outras cidades. A empresa ainda tem filiais em todos os estados do Nordeste.

 

Walmart inaugura Hiper TodoDia em Vitória de Santo Antão, PE

A rede Walmart (Fone: 0800 014.6000) inaugurou o Hiper TodoDia em Vitória de Santo Antão, a 45 quilômetros do Recife, PE. A loja traz um mix de 12 mil produtos, com foco em itens regionais, e seu modelo foi pensado estrategicamente para permitir a penetração da bandeira no interior do Estado e no entorno da capital. “Nos próximos 12 meses, Pernambuco será o foco do Walmart no Brasil. Acreditamos muito no potencial do Estado e identificamos aqui cidades com espaço para receber nossas unidades, como Vitória, que não tem outro hipermercado”, afirma Cesar Cinelli, vice-presidente do formato TodoDia. A nova loja possui ao todo 3,8 mil metros quadrados e será responsável por 100 empregos diretos e 300 indiretos. (Fonte: Diário de Pernambuco)