A TOTVS (Fone: 0800 709.8100) acaba de lançar novas soluções para a logística. Durante o Universo TOTVS, conhecido evento de tecnologia organizado pela companhia ocorrido no último mês de junho em São Paulo, SP, novas plataformas foram apresentadas para a imprensa e clientes, em diversos setores da economia.
No segmento logístico, uma das novidades foi a Cloud TOTVS, uma plataforma de gerenciamento de soluções ERP na nuvem. Em parceria com a Amazon Web Services, a solução permite que todas as aplicações da TOTVS sejam armazenadas na mesma nuvem.
Criada para otimizar os produtos da empresa usados no modelo tradicional e SaaS, a plataforma tem o que a companhia chama de aplicação elástica. Isso significa que o cliente pode ampliar ou reduzir o uso do serviço de nuvem segundo a sua necessidade.
Essa flexibilidade é devida graças à possibilidade de configuração de horários e dias de maiores picos de utilização da solução, aumentando ou diminuindo o número de usuários que pode acessar os softwares. O cliente que rodar suas soluções em nuvem com a nova plataforma pagará somente pelo que for consumido em infraestrutura.
Segundo Laércio Consentino, CEO da companhia, a Cloud TOTVS dá maior liberdade e controle ao cliente, permitindo que ele use os recursos com mais previsibilidade, pagando somente o que utilizar. Dentre os mais de 26.000 clientes, 10% rodam seus ERPs na nuvem. Com a nova plataforma a previsão é que essa porcentagem aumente.
Outra novidade é o chamado TOTVS MES (Manufacturing Execution System). A solução complementa o portfólio de produtos para manufatura, atuando na automação completa do chão de fábrica.
Desenvolvido em parceria com a PPI-Multitask, a tecnologia automatiza a coleta de dados das máquinas da fábrica, apontando de forma online as ordens de produção, consumos, paradas, inspeções de qualidade e ocorrências de manutenção, em tempo real, com a intenção de aumentar a produtividade e reduzir os gargalos na produção.
Por meio da leitura dos sensores das máquinas é possível monitorar constantemente os gargalos, como a falta de matéria prima, perda de ritmo ou parada inesperada, fazendo alertas para as áreas de apoio, que podem resolver os problemas prontamente.
O software também viabiliza o controle do consumo e estoque em processo, inclusive rastreando os lotes de matéria prima, reduzindo as diferenças de inventário. O produto tem integração direta com o software de gestão TOTVS.
Tendências e desafios
O atual cenário nacional para a logística também foi discutido durante o evento. Dentre os tópicos abordados, os desafios logísticos foram destaques. Segundo Alexandre Furigo, diretor de Operações e Supply Chain da TOTVS Consulting, atualmente, pensar apenas em preço não é solução. “Especificação e otimização são os focos para cumprir os desafios logísticos de hoje”, afirmou.
Em relação à crise, explicou que o Brasil sempre se recupera, e rápido. Mas enquanto não saímos dela, é preciso lembrar que “em momento de dificuldade econômica, não se pode cair em nível de serviço. E manter o nível de serviço não significa aumentar custos, mas otimizar a cadeia”.
“O cliente busca soluções pragmáticas, implementações de fato e não apenas ideias”, explicou. E continuou: “clientes de Supply Chain, no cenário atual, buscam otimização de transporte, estoque e gestão de compras, procurando reduzir custos. Mas se cortar muito custo em qualquer um desses pontos, há a chance de perder em participação do mercado, ao cair em nível de serviço. Por isso, é importante tudo ser feito com expertise”, lembrou, durante entrevista à Logweb.
Sobre os negócios, Furigo afirmou que o retorno precisa ser mostrado ao cliente antes mesmo do investimento. “É assim que ele vai se sentir confortável para comprar a solução.”
Hoje, com a atual situação econômica nacional, o mercado de Supply Chain está demorando mais para tomar decisão. Mas uma solução encontrada foi o fatiamento das funções, ou seja, o cliente não abre mão de comprar a solução, “mas quer fatiá-la, implementar por fases”.
Mesmo com uma demora maior, os negócios estão sendo fechados. E a previsão do executivo é que dentro de um ano e meio o mercado volte a melhorar no setor de Supply Chain. “O mercado está aprendendo a lidar com a crise. A primeira ação costuma ser suspender os investimentos. Mas depois há a reação, por meio de soluções criativas, como o fatiamento das soluções”, explicou.
Vladimir Michels, diretor do segmento de manufatura da TOTVS, também conversou com a Logweb. E foi claro: “em tempos de crise não adianta chorar, reclamar, esperar o tempo passar. É preciso agir”.
Segundo ele, tecnologia e uso de soluções são investimentos necessários e que vão tornar as empresas mais competitivas. “Nós temos um apelo inovador, mas, também, de eficiência, competitividade. Conseguimos vender tecnologia mesmo em crise apresentando o retorno sobre o investimento ao cliente. Mostramos o retorno que ele terá”, finalizou.
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