Sasazaki investe em logística integrada
A Sasazaki (Fone: 14 3402.9922) – tradicional fabricante de portas e janelas de aço e alumínio – vem investindo na maior eficiência da área de logística. Diversas iniciativas vêm sendo adotadas com o objetivo de tornar mais rápidas e seguras as atividades de distribuição e entrega. Recentemente, duas novas ferramentas foram implementadas. Um software roteirizador, que é capaz de agrupar os pedidos recebidos pela empresa e definir as melhores composições de cargas, de forma a reduzir custos e tempo de entrega para o cliente. O programa possibilita a definição de rotas e a sequência de entregas, além de encontrar o trajeto com a menor distância, o que, consequentemente, leva à redução de custo e menor tempo de entrega, entre outros benefícios. Em complemento, a Sasazaki investiu em um sistema de rastreamento integrado a smartphones, que apresenta em tempo real a localização do veículo e as informações de entrega, permitindo o acompanhamento dos pedidos e proporcionando maior segurança ao motorista e ao cliente. O programa foi instalado, gradativamente, nos veículos próprios da empresa e terceirizados e, atualmente, toda a frota é monitorada. A ferramenta integra-se ao software roteirizador e permite verificar desvios, a localização dos pontos de entrega e o tempo de descarga. Ambas as ferramentas atuam integradas. Todos os pedidos recebidos são processados pelo software roteirizador e critérios como menor distância ou tempo de entrega ajudam a definir o trajeto para o dia seguinte. Na etapa seguinte, as rotas são enviadas eletronicamente para o software rastreador e, por meio do smartphone, o motorista tem acesso à programação e à sequência de atendimento. Após efetuar cada entrega, basta indicar a finalização da ação na mesma ferramenta. A facilidade de contato direto entre motorista e a central de monitoramento na sede da Sasazaki, em Marília, SP, permite ainda, se necessário, a alteração de rotas em caso de imprevistos. Além disso, o cliente pode se planejar melhor, pois tem a possibilidade de saber em que ponto está o pedido solicitado, o que contribui para maior controle de estoques. Os investimentos realizados para tornar a logística integrada com auxílio das ferramentas incluíram a aquisição dos softwares – o sistema roteirizador é fornecido por uma empresa norte-americana, que comercializa a solução em vários países, incluindo o Brasil –, de smartphones para todos os motoristas, da licença de utilização e treinamento de toda a equipe de planejamento de distribuição da Sasazaki.
Somov fechou parceria com o Banco Cat Financial
Para oferecer a seus clientes uma opção de financiamento diferenciada para a aquisição de novas empilhadeiras Hyster e Yale, a Somov (Fone: 11 4772.0800) firmou parceria com o Banco Cat Financial, do Grupo Caterpillar. A iniciativa possibilita o financiamento de máquinas novas com taxas e prazos competitivos e vai contribuir para alavancar as vendas. Essa aproximação com o banco também promete acelerar outras formas de financiamento, como pelo BNDES Finame. Nessa parceria, uma das alternativas oferecidas é o Crédito Direto ao Consumidor (CDC), que pode ser feito em financiamento de 12, 24 ou 36 meses, com taxas entre 0,79% e 1,19% ao mês.
Sigma faz investimento no Paraná
A Sigma Logistic Solution (Fone: 13 3296.1575) anunciou a abertura de uma filial em Ponta Grossa, PR – atraída pelo crescente polo industrial da cidade. A unidade fica em um condomínio industrial localizado no Distrito Industrial de Ponta Grossa, em uma área total de 50.000 m², sendo 7.000 m² de armazém. O início das operações está previsto para o final do mês de julho. A empresa está completando 15 anos e, em comemoração a esta data, adquiriu novos veículos e equipamentos.
Wilson Sons Rebocadores amplia frota e volume de operações
A Wilson Sons Rebocadores (Fone: 21 2102.9950) tem investido constantemente no aumento e na renovação da frota, em ferramentas que garantam maior eficiência e na capacitação de seus profissionais. A empresa aguarda para esse ano a entrega de quatro novas embarcações, que fazem parte de um grupo de 12, com investimento total de US$ 140,7 milhões. “Esses novos rebocadores vão ampliar ainda mais nossa capacidade de atendimento aos portos brasileiros. Dois deles têm tração estática (bollard pull) de 80 toneladas, uma capacidade bastante superior à média do mercado”, explica o diretor operacional da companhia, Sérgio Guedes. No ano passado, outras cinco embarcações entraram em operação. Os rebocadores WS Phoenix, WS Antares, WS Bellatrix, WS Pegasus e WS Perseus, todos construídos pela Wilson Sons Estaleiros, no Guarujá, SP, incrementaram ainda mais a frota da companhia, que já conta com 76 barcos. Além das novas embarcações, a Wilson Sons Rebocadores está aumentando a sua presença. A empresa, que atende a 17 portos em toda a costa brasileira, iniciou no ano passado o atendimento ao Porto do Açu, no Rio de Janeiro, e a terminais no Pará – Miramar e Sotave, no Porto de Belém, Vila do Conde, em Barcarena, e Trombetas, em Oriximiná. Guedes destaca que o trabalho no Pará é um marco para a companhia, pois pela primeira vez a Wilson Sons Rebocadores realiza operações fluviais. A empresa também usa uma ferramenta que garante maior segurança e eficiência para suas manobras. A Central de Operação de Rebocadores (COR) rastreia as embarcações da companhia, agindo com inteligência e planejamento, evitando possíveis desvios. Até o final deste ano, as operações no Pará e no Açu também passarão a ser monitoradas, encerrando o ciclo de ampliação e implementação dessa ferramenta. A capacitação também é um ponto importante para a companhia. A Wilson Sons Rebocadores possui no Guarujá o Centro de Aperfeiçoamento Marítimo William Salomon (CAMWS), onde seus profissionais passam por cursos que abordam temas fundamentais para os tripulantes, como navegação, operação de equipamentos para auxílio à navegação, manutenção e avarias operacionais, saúde, meio ambiente e segurança (SMS) e gestão da qualidade.
Nova sede do terminal da TAM Cargo em Sorocaba, SP, amplia capacidade de cargas
A TAM Cargo (Fone: 0300 115.9999) acaba de inaugurar a nova sede do terminal de cargas da companhia em Sorocaba, SP. Agora localizada em uma das principais avenidas da cidade, a Santos Dumont, a nova estrutura, que dispõe de 300 m² de área total, dos quais 150 m² destinados à movimentação de carga, gerou uma ampliação de 200% em sua capacidade em comparação com a do antigo terminal. Com a mudança de sede, a TAM Cargo estima aumentar em 5% o volume de cargas movimentado por mês na cidade. Entre os diferenciais da unidade modernizada e ampliada destaca-se a flexibilidade para entrega e coleta de cargas do/para o interior com destino aos aeroportos de Guarulhos e Congonhas. O terminal recém-inaugurado possui ainda área exclusiva para atendimento preferencial e outra para o público em geral, além de espaços específicos para retirada, coleta e entrega de mercadorias. Os funcionários também foram beneficiados com um espaço exclusivo para descanso, que dispõe de copa e refeitório. A TAM Cargo está investindo, ao todo, em 22 terminais distribuídos pelo Brasil. O projeto de expansão de sua infraestrutura, que inclui a construção de novas estruturas, reformas e ampliação de outros terminais, teve início em 2013 e será finalizado em 2016. Em 2013, a empresa inaugurou o terminal de cargas em Manaus e prosseguiu, em 2014, com Goiânia e Natal. Em 2015, além dos galpões em Guarulhos, Uberlândia e Sorocaba, a empresa entregará a unidade de Ribeirão Preto. Em seguida, a TAM Cargo planeja inaugurações dos terminais de cargas do Galeão, no Rio de Janeiro, bem como de Porto Alegre, Curitiba, Brasília e Fortaleza, todas previstas para até o final de 2016.
ATM Transporte Multimodal inicia operação em Manaus
A ATM – Aliança Transporte Multimodal (Fone: 47 3443.8200), empresa da Aliança Navegação e Logística, anunciou a abertura de sua filial em Manaus, AM, que proverá serviços de carga fracionada (LCL), via cabotagem, ampliando assim a operação na região Norte do Brasil. Com a ATM Manaus, a empresa focará ainda mais na logística terrestre, ampliando sua infraestrutura para recebimento, armazenagem, paletização, consolidação, desconsolidação e entrega de cargas. Com saídas semanais do porto de Itapoá para o porto de Manaus, e vice-versa, a operação da ATM, em conjunto com a cabotagem da Aliança, agregará valor à logística já existente na região, servindo como ponto de distribuição e coleta do serviço de carga fracionada. Cargas de pequeno e médio volume serão coletadas ou entregues na porta do cliente. “A expectativa é que o serviço de carga fracionada da ATM movimente em torno de 3 mil toneladas até o final do ano, aumentando em 30% o faturamento da ATM Transporte Multimodal”, explica o diretor-executivo da Aliança, José Roberto Salgado.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.