Móveis – Avarias são constantes

Problema mais citado pelas embarcadoras, as avarias exigem que as transportadoras invistam na proteção dos itens e no treinamento dos colaboradores envolvidos no manuseio e na acomodação de cargas especiais.

O Brasil tem participação ativa no cenário mundial moveleiro, com polos localizados em quase todos os estados. Os principais estão em Bento Gonçalves, Caxias do Sul e Lagoa Vermelha, no Rio Grande do Sul; São Bento do Sul, em Santa Catarina; Arapongas, no Paraná; Mirassol, Votuporanga e Grande São Paulo, em São Paulo; Ubá e Grande Belo Horizonte, em Minas Gerais; Grande Rio de Janeiro, no Rio de Janeiro; Linhares, no Espírito Santo; e Fortaleza, no Ceará.

Para dar conta da logística do setor, as empresas precisam enfrentar alguns desafios próprios desse mercado, como explica Daiana Milan, gerente de marketing do Grupo Farrapos (Fone: 85 3052.3146), que transporta e armazena cargas do Sul ao Nordeste do Brasil há quase 25 anos.

As maiores dificuldades encontradas estão no manuseio da carga e na necessidade de armazenagem por longos períodos. “Isso acontece em virtude de as lojas não possuírem depósito próprio, entregas dedicadas e operações especiais, já que normalmente se localizam em locais com restrição de trânsito nos grandes centros”, revela.

Para solucionar esses problemas, o Grupo Farrapos busca compreender as particularidades de cada cliente, foca na qualidade do serviço prestado e investe constantemente na ampliação e na renovação da frota – composta por 206 veículos com média de cinco anos de idade –, em tecnologia da informação, treinamento para colaboradores operacionais e atendimento ao cliente. “Buscamos fomentar os relacionamentos para que se tornem duradouros e colaborativos, sempre positivos para ambos os lados”, conta  Daiana.

Para ela, o reconhecimento de um prêmio como o Top do Transporte é a melhor e a mais justa ferramenta para os embarcadores poderem avaliar os seus parceiros e mostrarem para o mercado o seu verdadeiro valor.  “A seriedade e a relevância do Prêmio nos deixam orgulhosos com a participação”, conclui.

 

Quem contrata

Para as embarcadoras entrevistadas, as avarias são o problema mais comum no transporte do setor. As soluções estão em proteger melhor a mercadoria e no treinamento dos colaboradores envolvidos no manuseio e na acomodação de cargas especiais, se especializando no transporte de móveis, como salienta Wenderson Luiz da Silva de Oliveira, analista de logística da Doimo Brasil (Fone: 31 3626.9398), que produz móveis de design voltados à alta decoração, comercializados para grandes lojistas do Brasil e de outros países. Segundo ele, outro entrave que deveria ser levado em consideração pela prestadora de serviço é o extravio da carga.

A demora na entrega é mais um item observado por Celí Ulrich, da área de logística da Conforflex Móveis (Fone: 51 3736.4000), fabricante de estofados, poltronas, reclináveis e linha de madeira. “A maioria das transportadoras costuma auxiliar na solução dos problemas. Por exemplo, quando a mercadoria é avariada, nossa parceira já nos liga avisando e tenta agilizar a volta do produto”, declara. O relacionamento entre a Conforflex e suas prestadoras de serviço de transporte é muito bom, com o objetivo sempre de atender bem o cliente. “No entanto, elas poderiam criar mais parcerias com outras do mesmo setor para acelerar o processo”, expõe.

Marcos Lazzarotto, diretor da Arvy Indústria de Móveis (Fone: 54 3458.3200), fabricante de mobiliário para escritórios e áreas comerciais, lembra que algumas transportadoras assumem os custos dos prejuízos, enquanto outras atribuem os problemas às embalagens. “Nossa relação com essas empresas já foi mais próxima. Algumas se preocupam com a satisfação do nosso cliente, mas a maioria trata simplesmente como entrega de uma mercadoria”, frisa.

Já na Doimo, Oliveira conta que há de fato a parceria, com consciência das responsabilidades. “Sempre que ocorrem eventualidades com nossos produtos, conseguimos resolver da melhor forma possível sem nenhum tipo de barreira de ambas as partes, priorizando a chegada da carga com a máxima brevidade.” A relação, de acordo com ele, é de amizade, pois um necessita do outro para realizar o trabalho.

O analista de logística acredita que, nesse ramo, quanto mais parcerias boas se faz, mais frutos bons se colhe. Agora, para melhorar o processo, aponta que deveria haver pontualidade de carregamento e na entrega dos pedidos, além de um bom sistema integrado que possibilite o rastreio imediato das cargas.

Sobre o Prêmio Top do Transporte, Oliveira considera uma ótima oportunidade de demonstrar a grande importância que o trabalho dos transportadores tem para um mundo cada vez mais globalizado e exigente. “Creio que todos nós precisamos ser avaliados para que possamos permanecer em busca de melhorias”, diz.

Para Celí, da Conforflex, o Prêmio é uma forma de os embarcadores avaliarem o trabalho das transportadoras. “Elas, com os dados em mãos, têm a oportunidade de melhorar o serviço”, finaliza.