A TCP – empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá, registrou um recorde de movimentação no mês de julho, com 77.035 TEUs (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés). O número representa crescimento de 2,9% em relação ao recorde anterior, em agosto de 2014, quando foram movimentados 74.898 TEUs. Também em julho passado, o Terminal bateu o recorde no número de cargas refrigeradas, com 15.640 TEUs movimentados.
O Terminal é o segundo maior terminal de contêineres da América Latina, com capacidade para receber até três dos maiores navios que fazem a rota internacional e com produtividade média de 85 mph (movimentos por hora) – resultado dos investimentos para aquisição de modernos equipamentos e ampliação do cais de atracação que hoje conta com 879 metros. “Além de nossa produtividade comparada com os melhores portos internacionais e com a alta disponibilidade e flexibilidade que temos para atender os navios, este desempenho é consequência de um trabalho intenso com objetivo de atrair mais cargas de importação e exportação para o Terminal e resultado de ações que a TCP tem realizado visando um atendimento comercial mais eficiente e mais competitivo para o cliente”, explica Juarez Moraes e Silva, diretor superintendente da TCP.
Moraes e Silva destaca que além das vantagens competitivas que o Terminal oferece, como a franquia free time, que reduz o custo com armazenagens (10 dias livres de franquia para importação e 7 dias para exportação), o trabalho desenvolvido pela subsidiária logística TCP Log é um diferencial. “Com a TCP Log nós desenvolvemos projetos logísticos focados nas necessidades dos clientes e conseguimos diminuir o custo operacional para eles. Nós gerimos todo o processo desde a estufagem dos contêineres até o embarque no navio. Isso significa mais comodidade e economia”, avalia.
Ele lembra que os novos serviços oferecidos pela TCP em 2015 também são um diferencial que tem gerado a conversão de novas cargas. É o caso, por exemplo, do novo serviço para o Oeste da África, que passou a operar no início de agosto. “Estamos vivendo um momento de alta no número de exportações, principalmente de commodities e refrigerados. Para os clientes com origem no Paraná ou na região de influência do Terminal, que antes utilizavam o porto vizinho, o atendimento direto em Paranaguá reduz a cadeia logística e o custo operacional. Isso gera economia em frete rodoviário e reduz o custo total da carga”, analisa.
Recorde em cargas reefer
Um recorde dentro do recorde de contêineres movimentados em julho também justifica o bom desempenho do Terminal. No mesmo mês, a TCP registrou a maior movimentação de contêineres refrigerados de sua história, chegando a 15.640 TEUs.
No acumulado do ano (janeiro a julho), o número chega a 91.036 TEUs, contra 75.236 TEUs do ano anterior, volume 21% maior em relação ao mesmo período do ano anterior. Em comparação com os portos de sua área de influência – que abrange os estados do Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraguai e que cresceu 4% entre janeiro e julho-, a TCP tem o terminal com a maior movimentação de cargas reefer.
Juarez Moraes e Silva, diretor Superintendente Comercial da TCP, frisa que modal ferroviário vem sendo um importante diferencial competitivo para o Terminal. “Com o investimento na ampliação e modernização do modal ferroviário, que é responsável por 100% do transporte de contêineres por ferrovias via Porto de Paranaguá, temos convertido cargas de estados como Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul que acessam o Paraná pelas regiões Norte e Oeste. Isto vem significando uma redução de aproximadamente 15% no valor do transporte de carga até o Porto para os exportadores”.
(Foto: Divulgação/TCP)
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