Atlas Logística aumenta produtividade com WMS da Store Automação

Nos últimos cinco anos consecutivos, a Atlas Logística figurou entre uma das duas empresas de logística que mais cresceram no Brasil, segundo a revista Exame. Esta condição é fruto de sua dedicação no crescimento sustentado, o que inclui investimentos contínuos em tecnologias, sendo o mais recente deles a aquisição do WMS (Warehouse Management System) da Store Automação, companhia de Tecnologia da Informação especializada no setor logístico.

Pioneira no uso de sistemas de gestão de armazéns no Brasil, a Atlas Logística optou pela troca de seu antigo WMS, pois a solução não atendia mais a constante demanda por evolução operacional e racionalização de processos. Na escolha da nova ferramenta foram avaliados os maiores e mais importantes sistemas de gerenciamento de armazém (nacionais e globais) através de uma metodologia baseada em 16 critérios, sendo 15 deles ligados à capacidade técnica do produto.

“Após um exaustivo trabalho de avaliação, que envolveu o levantamento e a capacidade de atendimento do sistema para cada uma de nossas customizações atuais, optamos pelo fornecedor Store Automação por sua capacidade de suprir as demandas atuais sem descontinuidade, de proporcionar a evolução no sistema de informações ao cliente e pelo envolvimento da alta direção do fornecedor no projeto”, pontua o diretor geral da Atlas Logística, André Prado.

Em uso desde janeiro de 2015, a solução trouxe maior visibilidade à operação com a automação de diversas atividades, como por exemplo, o faturamento e a geração de indicadores diretamente dentro da ferramenta, sem precisar recorrer a sistemas externos. “Com a interface gráfica intuitiva tanto no desktop, quanto nos coletores, a curva de aprendizado foi rápida e a produtividade no armazém não sofreu perda significativa durante a fase de transição de sistemas. O número de chamados abertos no departamento de TI, por sua vez, diminuiu significativamente, liberando os recursos para atividades mais estratégicas”, explica o gerente de TI da Atlas, Rodolfo de Faria.

Na prática, a migração do sistema não causou impacto nas interfaces com os sistemas ERP’s (Enterprise Resource Planning) de clientes da Atlas, garantindo a continuidade operacional. Além disso, pouquíssimas customizações foram necessárias dada a expertise do sistema, que é preparado para operadores logísticos de todos os ramos e portes.

“A Atlas tem uma estratégia de crescimento, inovação e comprometimento para entregar soluções integradas de logística aos nossos clientes. Daí a necessidade de escolher um parceiro em que o foco principal seja a cadeia logística e que esteja comprometido com a evolução e atualização de sua ferramenta para as demandas atuais e futuras”, acrescenta Prado.

A velocidade da informação e o apoio da tecnologia promovem uma maior complexidade nas atividades que só conseguem ser atendidas por equipes multidisciplinares. “Praticamente todas as decisões contemporâneas envolvem uma capacidade decisória em duas ou mais dessas áreas: comercial, financeira, fiscal, qualidade, operacional, planejamento, tecnologia da informação e regulatória. A ferramenta Store WMAS terá um papel importante nesta integração para que a Atlas possa se antecipar e reagir aos cenários apresentados a cada dia de maneira cada vez mais rápida”, finaliza o presidente da Store Automação, Wagner Tadeu Rodrigues.

O Grupo Atlas atende 100% do território nacional através de 55 filiais, quatro mil funcionários diretos e seis mil indiretos, utilizando mais de meio milhão de metros quadrados de área operacional. Possui aproximadamente 2,7 mil clientes nacionais e multinacionais transportando e armazenando produtos dos principais setores da economia. Entre as atividades de armazenagem realizadas estão a gestão completa do estoque, picking, packing, etiquetagem, intralogística, unitização e diversos serviços de valor agregado.