Trust apresenta nova tecnologia para Gestão de Aeroportos Logísticos
A Trust (Fone: 11 3055.1711), empresa integradora de soluções especializada em TI, anuncia a “primeira solução completa do mercado para o gerenciamento do processo logístico de aeroportos”, conforme conta César Alves, vice-presidente executivo do Grupo Trust. Ainda segundo Alves, a ACMS – Air Cargo Management Solution é uma solução inédita no Brasil, do tipo WMS, que transforma o aeroporto em um “porto seco”, otimiza espaços, maximiza a eficiência operacional e, consequentemente, promove a redução de custos e fraudes. A nova solução ACMS proporciona o gerenciamento do processo intralogístico completo em três etapas: importação, estoque e despacho de carga. O processo de importação, que inclui gerenciamento da entrada da carga no país e a gestão alfandegária, o estoque, que administra desde o armazenamento até a saída da carga, e o despacho da carga ficam sob a gestão do ACMS, cujos módulos realizam a gestão integrada de todo o processo logístico, até seu destino final. A tecnologia permite identificar o melhor local de armazenagem para cada tipo de carga que chega ao terminal do aeroporto, aumentando a segurança e a produtividade do processo logístico. Além disso, otimiza o acompanhamento, por parte dos clientes, do processamento de suas cargas e proporciona um controle alfandegário mais eficiente. O sistema propõe a gestão 100% automatizada de todas as operações intralogísticas, garantindo uma informação unificada e rastreabilidade, reduzindo o número de fraudes. A ACMS possui, ainda, tecnologia de Auto ID Data Capture, com códigos de barras, dispositivos móveis e redes Wi-Fi para monitorar o fluxo da carga. Todas as informações coletadas são unificadas, em tempo real, em uma base de dados, propiciando uma visão completa do status do armazém.
CEVA lança aplicativo para rastreamento de cargas
A CEVA Logistics (Fone: 11 3556.2646) lançou o Orion Mobility, aplicativo integrante do sistema de gerenciamento de transportes, Orion TMS, que irá elevar a qualidade de seus serviços, aperfeiçoando a visibilidade das viagens rodoviárias no TMS e fornecendo dados em tempo real para seus clientes, parceiros e equipe de monitoramento. Segundo Marcio Vieira, diretor da CEVA Ground, o aplicativo é uma inovação criada pela CEVA a fim de agilizar as tomadas de decisões, é um verdadeiro diferencial no mercado logístico. “O Orion Mobility reúne as principais funcionalidades necessárias para o monitoramento, como o leitor de código de barras, GPS para rastreabilidade ponto a ponto em tempo real, coletor de dados e o celular. O aplicativo conta, ainda, com cerca eletrônica que identifica a aproximação, chegada e saída do veículo do seu destino; controle de tempo e distância; envio de ocorrências; alertas automáticos; e envio de fotos para o Orion TMS na finalização da viagem”, completa Vieira.
Software AG inclui módulo de Logística Inteligente em sua Digital Business Platform
A Software AG (Fone: 11 2899.6600) anuncia a inclusão de um módulo de Logística Inteligente em sua Digital Business Plataform – plataforma que combina recursos para digitalizar, analisar e monetizar os ativos, permitindo aplicações digitais de ponta. O novo módulo acrescenta uma camada de processos inteligentes à DBP que permite a sincronização em tempo real de redes logísticas globais. O sistema pode analisar fluxos da Internet das Coisas (IoT), telemetrias de veículos e dados contextuais, para prover aos especialistas em logística mais visibilidade e eficiência nas operações mais complexas.
Grupo Polar lança embalagem térmica
A divisão de embalagens do Grupo Polar (Fone: 11 4341.8600), considerado o maior fabricante do País no segmento de produtos refrigerantes para transporte de insumos que requerem tempo e temperatura controlados, apresenta ao mercado a Big Shipper. “Trata-se de uma embalagem térmica de alta performance que mantém a temperatura por mais de 144 horas. Além de ser higienizável, ou seja, a parte interna da caixa pode ser limpa, e desmontável, reduz os custos logísticos em, pelo menos, 40%, pois substitui os caminhões refrigerados. Isso sem contar o ganho de espaço com armazenagem”, comenta a supervisora e responsável pelo Desenvolvimento de Novas Embalagens do Grupo Polar, Amanda Estima. Ainda segundo a supervisora, a Big Shipper foi pensada e desenvolvida para reduzir os custos logísticos e de armazenagem, um dos grandes desafios da cadeia fria. “Por isso, o fato de ser desmontável e com alta resistência mecânica para ser ‘empilhável’ é tão importante. Além de otimizarmos o espaço do caminhão, porque o cliente pode comprar o triplo de embalagens em uma única remessa, também economizamos no seu espaço de estoque, já que desmontada tem uma altura de apenas 45 centímetros.” Do tamanho de um palete PBR (1,0×1,20 m) e um metro de altura (quando montada), a Big Shipper atende aos perfis 2º C a 8º C; 2º C a 30º C; e 15º C a 30º C e é indicada para qualquer segmento que precise de controle de temperatura, inclusive o de transporte biológicos da categoria UN3373-B.
Ghenova Engenharia desenvolve embarcação de alto desempenho
A Ghenova Brasil Engenharia (Fone: 11 3254.7467), empresa de engenharia e consultoria de origem espanhola, desenvolveu um conceito de navio de apoio rápido para operação e manutenção em plataformas e parques eólicos offshore. A embarcação possui casco modelo Semi-Swatch, que melhora a estimativa de potência, com redução do consumo de combustível e navegabilidade, além de oferecer segurança para os 24 técnicos, capacidade de pessoas que o navio pode transportar, segundo a empresa. “Este é um projeto inovador e moderno com conceito de navio rápido justamente por ter um bom comportamento no mar e oferecer mais potência ao obter altas velocidades, necessárias para alcançar as plataformas, sem prejudicar o seu desempenho, segurança e conforto”, explica o diretor comercial da Ghenova, Andrés Medina Sanz. A embarcação vai apoiar os serviços de pesquisa e inspeção para operação e manutenção em campos marítimos e parque eólicos e, para isso, o projeto precisa atender alguns critérios de conforto que evitam a falta de concentração, cansaço e enjoo da tripulação durante a viagem. A criação do design do casco em Semi-Swatch é um dos fatores que foram relevantes para o aumento do desempenho das operações. Outro ponto levado em consideração foi a possibilidade de aumentar a disponibilidade do navio, essencial para obter uma redução de custos de operação e manutenção e diminuir o dispêndio de inatividade. A estrutura do navio de apoio tem capacidade para contentores de 10 pés e 20 pés para ferramentas de manutenção, peças e outros dispositivos necessários e também pode realizar a transferência do navio para a plataforma. Outro destaque é o guindaste de alcance máximo suficiente para mover os equipamentos.
Combilift apresenta empilhadeira “carrega-tudo”
A Combilift (Fone: 51 3077.7444) está apresentando a sua nova empilhadeira, a CA 16T. O nome completo do equipamento é Carry All 16 toneladas, que significa “carrega-tudo” em tradução livre para o português. A ideia da companhia foi desenvolver um equipamento para a necessidade global de estufagem e desova de cargas extrapesadas ou muito longas em contêineres fechados de 20’ e 40’. Desta maneira, a Combilift se propôs a desenvolver uma versão de empilhadeira multidirecional de 20 toneladas para atender dois desafios: cargas de 16 toneladas em contêineres de 20’ e cargas de até 8 toneladas com comprimento de 12 m em contêineres de 40’. Para o diretor comercial da Combilift, Rafael Kessler, “a solução foi muito simples e consiste em abrir a plataforma de apoio para uma largura maior do que a de um contêiner. Isso leva o centro de gravidade de carga muito além de qualquer outro equipamento existente, o que permite que o sistema de elevação seja simplificado a um par de cilindros erguendo uma lança com pivotamento único”, explica. Também é destaque da CA 16T a capacidade em executar operações em contêineres, tanto no nível do solo como carregados sobre carretas.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.