ZF América do Sul é nomeada como fornecedora da Foton Caminhões no Brasil

A ZF foi nomeada como fornecedora da transmissão e embreagem para o primeiro caminhão da Foton Caminhões fabricado no Brasil, a partir de 2016. O modelo Foton 10 – 16DT de 10 toneladas, cujo protótipo se encontra em fase final de testes de rodagem, passa por avaliações técnicas pela engenharia da empresa e será equipado com a transmissão ZF 6S500, exclusivamente desenvolvida para o segmento de comerciais leves.

A embreagem, fabricada no Brasil, possui 350mm de diâmetro e está entre as maiores do segmento até 10 toneladas, garantindo conforto e durabilidade. De acordo com Mauro Di Ciomo, Gerente de Desenvolvimento de Negócios e Engenharia de Aplicação de Embreagens para OEM, o revestimento orgânico heavy duty é o mesmo utilizado em veículos de maior carga e severidade, além do consagrado amortecedor torcional de 188mm que protege a transmissão das vibrações geradas pelo motor.

De acordo com Frederico Colella, Gerente de Vendas de Transmissões para OEM da ZF, a primeira transmissão desenvolvida exclusivamente para a Foton foi em Hangzhou, na China, em 2010, para o mercado local de veículos comerciais, e recebeu o nome de Ecolite 6S500.  Desde então, as duas empresas vêm trabalhando em conjunto para desenvolver novos modelos equipados com soluções da ZF. O desenvolvimento da primeira transmissão seguiu a metodologia DFM – Design for Manufacturing, uma forma estruturada de colaboração entre qualidade, aquisição, desenvolvimento e produção, neste caso, junto aos fornecedores, que foram apoiados pela ZF. “O modelo adotado trouxe aumento de qualidade, economia no tempo de desenvolvimento e redução de custos de fabricação. Desta forma, a primeira transmissão construída para a Foton chinesa foi implementada em apenas dois anos”, explica Colella.

Assim como a primeira transmissão desenvolvida na China, a transmissão ZF 6S500, utilizada no modelo de 10 toneladas da Foton no Brasil, traz o benefício da 6ª marcha Overdrive. Isso possibilita que o motor trabalhe em menores rotações e ofereça redução no consumo de combustível.

Na opinião de Leandro Lucki Gedanken, Gerente de Engenharia e Desenvolvimento da Foton, responsável pelos testes que vêm sendo realizados no Brasil, tanto a transmissão ZF como a embreagem garantem confiabilidade ao veículo. “Fizemos diversos estudos analisando o mercado brasileiro e seus potenciais clientes e também nos baseamos na expertise que já existe no caminhão de 10 toneladas chinês, que possui os produtos ZF”.

De acordo com esses comparativos, o modelo Foton 10-16DT será o único em sua categoria no País a oferecer a transmissão ZF 6S500 de seis marchas, com Overdrive, oferecendo inclusive entrada para tomada de força.

“Nossos concorrentes diretos utilizam transmissões de cinco marchas, e quando oferecem as de seis marchas só o trazem como opcional e consequentemente, com maior preço. Com o excelente balanceamento do trem de força e considerando um uso adequado pelo condutor, o baixo consumo de combustível será um diferencial a ser observado no Foton 10-16 DT, já que com transmissão de seis marchas e Overdrive de série, o cliente recebe um benefício de elevado valor agregado na sua planilha de custo operacional”, completa.

Para Colella, “fazer parte dos planos da Foton do Brasil é um reconhecimento ao trabalho intenso de busca pela excelência que temos na ZF em todo o mundo. Estamos muito satisfeitos com a nomeação no Brasil, que partiu da China, onde já temos um excelente relacionamento comercial, com o fornecimento de diversos modelos, em variados segmentos”, finaliza.