A Águia Sistemas (www.aguiasistemas.com.br) está entre as 1.500 empresas brasileiras com melhor desempenho financeiro do Brasil, segundo aponta a pesquisa Empresas Mais realizada pelo jornal O Estado de S. Paulo (Estadão) com colaboração da agência Broadcast divulgada este mês. A metodologia empregada para realizar a avaliação é a Quadrante de Impacto (QI), desenvolvida pela FIA – Fundação Instituto de Administração da Boa Vista Serviços – para destacar as empresas que estão fazendo a diferença no atual cenário econômico do Brasil.
A metodologia da FIA reuniu as especialidades de cada um desses parceiros e estabeleceu não apenas o ranking das 1.500 maiores empresas do Brasil, mas também aquelas que mais impactam seus setores, as chamadas empresas de alto impacto. A métrica de impacto é definida pelo Coeficiente de Impacto (CI), que é a ponderação de duas métricas com escala 0 a 100: Porte: indica a dimensão da empresa no seu respectivo setor; Desempenho: indica o desempenho financeiro da empresa no seu respectivo setor.
Foram analisadas empresas em 22 categorias, considerando quatro dimensões financeiras – receita, lucratividade, porte e consistência histórica dos resultados –, o que permite definir com confiança aquelas que mais impactam seus setores. A base de informações financeiras utilizadas tem cerca de 5 mil empresas que fazem parte do banco de dados da Boavista Serviços, a partir dos resultados dos últimos quatro anos.
As 22 categorias analisadas no ranking QI FIA/Estadão vivem realidades diferentes – algumas passando quase imunes à crise, outras paralisadas diante do cenário atual –, porém, todas elas trazem empresas que buscaram rever suas estratégias e tiveram sucesso na mudança. O presidente da Águia Sistemas, Rogério Scheffer, avalia o ranking como positivo, destacando como mantém a companhia à frente da concorrência em um mercado cada vez mais desafiador: “seguramente, o principal fator de superação das dificuldades dos momentos de crise está relacionado a qualidade da equipe”.
O executivo afirma ter a convicção de que a empresa tem uma equipe extraordinária, comprometida e responsável. “Pessoas de atitudes fazem toda a diferença, pois muitas vezes, um planejamento estratégico tem que ser adaptado com muita rapidez”.
Ele lembra que na Águia Sistemas busca-se ter uma gestão que sabe de seus objetivos, investindo constantemente em inovações e melhoria de processos. “Mantivemos o nível de investimentos mesmo na crise, e seguiremos assim no próximo ano”.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.