A Continental (Fone: 0800170.061) acaba de levar ao mercado sua terceira geração de pneus de cargas produzidos no Brasil. A linha ContiHybrid promete entregar uma quilometragem até 20% maior que a dos predecessores e inclui pneus desenvolvidos para uso em caminhões e ônibus que fazem transporte regional ou de longa distancia.
O ContiHybrid HD3, versão trativa que integra a linha junto com os modelos ContiHybrid HS3 e ContiHybrid LA3, disponível na medida 295/80R22,5, entrará em produção em março próximo, na fábrica de Camaçari, BA.
Segundo Fernando Peruzzo, coordenador de desenvolvimento de produtos comerciais da Continental Pneus Mercosul, com a linha, a empresa passa a disponibilizar uma oferta completa de pneus para o maior nicho do segmento de transporte nacional – regional e longa distância. De acordo com o profissional, o segmento movimenta cerca de 3,3 milhões de pneus ao ano e representa 82% do mercado.
Com maior volume de borracha e um composto especial para atingir maior quilometragem na banda de rodagem, o modelo HD3 tem blocos mais robustos, largos e compridos, que conferem mais poder de tração e menor deformação, evitando o desgaste irregular do pneu, explica Peruzzo.
Um pacote de cintas reforçadas diminui os esforços nas laterais, aumentando a durabilidade e permitindo mais precisão na condução. A tecnologia Air Keep Inner Line, como explica a companhia, é empregada na parte interna do pneu e permite retenção até 50% mais eficiente da pressão de ar interna, o que amplia a durabilidade e a recapabilidade da carcaça.
Programa Brasileiro de Etiquetagem
A companhia também está se preparando para atender ao Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), que entra em vigor no Brasil em outubro de 2016. No programa, todos os pneus produzidos nacionalmente ou importados devem receber uma etiqueta que ateste a sua eficiência nos critérios energético, aderência em piso molhado e emissão de ruídos. Itens que não atingirem o limite mínimo estabelecido não poderão ser comercializados.
O programa cobre pneus radiais de passeios e também de caminhões e ônibus que os usem em serviços regionais, rodoviários, urbanos e mistos. Segundo Eduardo Roveri, gerente de certificação da Continental Pneus Mercosul, o PBE busca possibilitar que o consumidor tome uma decisão de compra mais consciente em um item que é vital para a segurança ao dirigir.
Todos os testes exigidos serão realizados em Hannover, na Alemanha, onde a companhia mantém um laboratório referência em testes de resistência ao rolamento.
Os pneus produzidos ou importados até outubro de 2016 podem ser enviados até abril de 2017 para os revendedores. Até abril de 2018 o mercado deve comercializar todo o estoque sem etiqueta.
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