A parceria fechada pela RV Ímola (Fone: 11 2404.7070) com o OM Group e a Visual Software já foi colocada em prática para o desenvolvimento de gestão logística para cadeia de suprimentos e sistemas de rastreamento em hospitais. O sistema desenvolvido ajudará os hospitais a atender o novo Sistema Nacional de Controle de Medicamentos, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), vigente a partir de 2016, que exige a rastreabilidade de todos os medicamentos em território brasileiro, com informações controladas em cada etapa, da indústria ao consumidor, inclusive hospitais, traçando a rota e o histórico de cada remédio.
O objetivo é unir as expertises de cada companhia e aprimorar o controle de materiais, especialmente dos medicamentos, com economia de até 40% nos gastos das unidades de saúde. Soluções personalizadas são desenvolvidas segundo a necessidade de cada unidade.
A Visual Software é responsável pelo sistema para auxiliar as compras, com mais de 300 fornecedores cadastrados. À RV Ímola, cabe o planejamento da compra e gestão completa da cadeia de suprimentos, enquanto o OM Group atua na busca de novos clientes em Curitiba, PR.
Segundo Thiago Amaral, vice-presidente comercial da RV Ímola, hospitais que não contam com uma operação logística especializada enfrentam problemas, como a ausência de uma gestão efetiva e de um sistema específico de controle de estoque. Além de suprir esses déficits, a operação logística ajuda a otimizar o espaço da unidade hospitalar, criando uma divisão de atividades da área farmacêutica.
Com a solução, o controle é feito até o momento em que o paciente consome o medicamento. Para assegurar a excelência no serviço, a empresa conta com profissionais especializados, como farmacêuticos e enfermeiras, e alta tecnologia.
O rastreamento é feito pelo número de registro na Anvisa, o MS, de cada medicamento em todas as etapas, desde a compra, estoque e entrega.
“Sem esta tecnologia, as farmácias distribuíam de forma descentralizada. A tecnologia centraliza a informação, integrando, a partir do hospital, todas as informações sobre os armazéns externos e as farmácias satélites”, afirma. O sistema já está sendo usado no Hospital Geral de Vila Penteado, em São Paulo, e no Hospital Regional de Contagem, Minas Gerais. “A maior vantagem é o controle eficiente de estoque, que evita desperdícios causados pelo mau uso ou má gestão dos medicamentos”, continua.
A solução se adequa aos outros sistemas usados pelos clientes e consegue trabalhar rapidamente com informações dos estoques, elaborando controles nos Centros de Distribuição do operador e em todos os polos de consumo hospitalar. O serviço de inteligência possui uma central de informação em tempo real e 24 horas por dia.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.