A Zoetis, companhia líder em saúde animal, contou com a expertise da ACCERA para melhorar sua comunicação com mais de 30 distribuidores e pontos de venda em todo o país. O projeto englobou a contratação da solução ACCERA DSI, que por meio de dados analisados pelos consultores da ACCERA dá acesso a informações confiáveis que permitem o gerenciamento eficiente da cadeia de suprimento da Zoetis, evitando rupturas em estoques e facilitando a gestão de sell out.
Antes, a Zoetis recebia dos distribuidores apenas relatórios mensais com informações sem muitos detalhes e em formatos diversos, e integrá-los em uma mesma base era tarefa que requeria de dois a três dias de trabalho da equipe. Os consultores da ACCERA fizeram, então, uma análise dos relatórios utilizados e propuseram novos modelos que condensaram informações essenciais e eliminaram gargalos de comunicação.
A partir disso, os dados analisados e qualificados passaram a ser entregues pelo ACCERA DSI, dando a Zoetis ganhos como a padronização do trabalho de acompanhamento da equipe de vendas e redução de tarefas manuais de conferência e monitoramento. Hoje, o acesso diário a dados com maior nível de apuração, análise e detalhamento permite que a Zoetis tenha precisão para definir campanhas e ações voltadas a melhorar o desempenho comercial dos distribuidores.
Conforme Helena Rosana, coordenadora de Geração de Demanda e CRMA da Zoetis, os maiores desafios do projeto foram a extensão da implementação, que abrangeu todos os distribuidores da rede, e a preocupação sobre como isto impactaria o trabalho de cada um.
“Procuramos uma solução que não atrapalhasse o dia a dia dos distribuidores e que fosse uma ferramenta ágil. Pensamos primeiro no cliente”, destaca Helena. “A ACCERA nos chamou atenção já na apresentação do produto e serviços, porque outras soluções que avaliamos no mercado eram muito engessadas”, relata.
Além de incrementar o gerenciamento da cadeia de distribuição da Zoetis, o projeto também melhorou o fluxo de informações sobre os pontos de venda, permitindo inclusive ampliar o conhecimento a respeito do comportamento de compra dos clientes.
Conforme Patrícia Castilho, do Marketing e Vendas da Zoetis, a empresa hoje consegue fazer avaliações abrangentes sobre seu universo de distribuidores e pontos de venda e entregar à cadeia de distribuição informações que evitam a perda de vendas, direcionando ações assertivas para o aproveitamento de oportunidades que antes poderiam ser perdidas por falta de informação.
“Agora temos o poder de indicar aos vendedores onde, exatamente, devem fazer as visitas”, destaca Patricia. Já Helena complementa que a empresa teve ganho em agilidade e assertividade na tomada de decisões, uma vez que com a ACCERA passou a ter informações precisas sobre a demanda que irão, cada vez mais, nortear as estratégias da Zoetis para com seus clientes.