A TNT Mercúrio e a divisão Automotive Aftermarket da Bosch acabam de celebrar um ano de parceria com mais de 480 mil volumes operados. A integração do trabalho da transportadora ocorreu com a operação In House inserida no centro de distribuição da Bosch em Louveira (SP), com a disponibilização de oito funcionários para apoio da checagem e conferência dos produtos que deixam o CD.
A instalação do posto avançado trouxe mais agilidade, transparência e confiabilidade para o transporte, promovendo uma dupla conferência das cargas (Bosch/TNT) e, como resultado, um índice de 95% de satisfação dos clientes com as entregas.
No portfólio da divisão Automotive Aftermarket estão aproximadamente 20 mil produtos – part numbers -, que atendem cerca de 95% da frota circulante brasileira. Durante o processo, até 240 volumes são conferidos por hora, a partir do conceito contínuo de processos da Bosch. Além disso, enquanto um caminhão está sendo carregado, outro está aguardando, pronto para iniciar o carregamento.
“Nos últimos anos, a eficiência logística se tornou um dos fatores chaves de sucesso para todas as empresas. As necessidades e expectativas dos clientes, assim como os custos aumentaram. Este processo foi especialmente planejado para entregar aos nossos clientes uma solução logística feita sob medida e adequada às suas necessidades. Com isso, nosso índice de reclamação reduziu drasticamente cerca de 75%”, disse Andreas Knierim, vice-presidente de Operações Logísticas da divisão Automotive Aftermarket da Bosch.
Diariamente quatro caminhões saem da Bosch a caminho da unidade da TNT em Campinas, para redirecionar as peças para os seus mais diversos destinos, entre os cinco mil municípios de atendimento da transportadora.
Segundo Knierim, com a melhoria dos processos logísticos, a Bosch identifica maior penetração no mercado, com pontualidade de entrega e confiabilidade dos clientes, o que é essencial em um ano muito difícil. “Com a maior disponibilidade dos produtos da Bosch nas lojas, ampliamos a opção de compra do cliente”.
As soluções de rastreabilidade da TNT também ajudaram no fortalecimento da parceria, complementando o sistema já implantado pela Bosch em suas operações. Assim, o cliente tem conhecimento de todo o processo – do recebimento do pedido até a entrega.
Para continuar aprimorando os processos, as empresas realizam reuniões mensais, buscando novas ideias para os projetos em curso e entendendo os pontos que necessitam melhorias.
“Depois de ter implementado o processo, a TNT se preocupou em entender o direcionamento que a Bosch dá ao seu negócio, bem como as peculiaridades dos nossos clientes, com visitas e discussões mensais. A TNT entendeu como a Bosch atua e vemos isso diretamente em nossos resultados. O apoio ao pós-venda e a proximidade no dia a dia fazem toda a diferença”, disse Luciano Custódio, gerente de Logística da divisão Automotive Aftermarket da Robert Bosch América Latina.