Notícias Rápidas 2 – Ed. 167

Busca Cargas completou seis meses de operações com mais de 7.000 transportadores cadastrados

Startup voltada para o setor logístico, o BuscaCargas completou, em dezembro último, seis meses de operações com crescimento. Ao mês, o site recebe 70.000 acessos para transações de transporte de cargas. Uma interface entre embarcador e transportadores, o BuscaCargas integra cargas que precisam ser entregues com grandes transportadoras ou caminhoneiros autônomos em busca de serviços. Hoje, 600 embarcadores já ofertam frete pelo sistema para os mais de 7.000 fornecedores de transporte cadastrados.

Segundo Catherine Mendes Hervoso de Almeida, gerente comercial da startup, o BuscaCargas permite que o valor do frete caia entre 20% e 30%, já que não é preciso de agenciador para fechar o negócio. Com o cadastro gratuito, o embarcador especifica as necessidades da carga. Informações como origem e destino, datas para entrega, valor fiscal e quantidade são detalhados. O peso e tipo de carga também são descritos, assim como o tipo de veículo e carroceria ideais para o frete. Para o transportador, é possível cadastrar diversos caminhões no sistema e a busca permite encontrar cargas dentro de parâmetros como cidade de origem, destino, estado, tipo de caminhão, espécie e valor de frete. Os transportadores que estiverem interessados num frete anunciado entram em contato com o ofertante enviando uma proposta de frete. Cabe ao embarcador aceitar a mais conveniente, negociando valores e condições. Na própria plataforma, que pode ser acessada por site ou aplicativos para celular e tablets, o embarcador consegue acompanhar o status de sua carga, desde a sua oferta até a entrega. O BuscaCargas também possui uma área de classificados. Os endereços dos locais anunciados ficam visíveis nos mapas do aplicativo pelo período contratado e permite aos usuários encontrarem em sua rota postos de combustíveis, borracharias, hotéis, oficinas e seguradoras.

Thomson Reuters investe em solução para comércio exterior

As mais recentes soluções da Thomson Reuters (Fone: 19 3344.9200) foram desenhadas para ajudar as empresas no ganho de competitividade em exportação. A Onesource Global Trade é, segundo Menotti Franceschini Neto, diretor executivo da divisão de gestão do Comércio Exterior da empresa no Brasil, a primeira solução de gerenciamento e automação do setor verdadeiramente global, que combina as ferramentas de fluxo de trabalho com informações e análise em tempo real. “Com as ferramentas de gerenciamento do fluxo de trabalho, o sistema facilita a troca de informações entre a equipe comercial da empresa e seus departamentos de logística, compliance, financeiro e de planejamento estratégico. Ele também conecta as equipes comerciais com os parceiros externos responsáveis pelo gerenciamento de uma complexa cadeia de suprimentos internacional, incluindo brokers, agentes de carga, alfândega, transportadoras, reguladores e bancos”, explica. E continua: “a plataforma oferece seis módulos e edições para vários países. Os módulos incluem ferramentas do fluxo de trabalho do Importador e do Exportador, bem como módulos de informações e análise para Acordo de Livre Comércio, Regimes Aduaneiros Especiais, Verificação de Restrição (Restricted Party Screening – RPS) e Financiamento de Operações Comerciais. O sistema foi desenvolvido para se integrar com os ERPs ou com o Sistema de Gestão de Armazéns (WIM)”. A solução atende cerca de 1500 clientes no Brasil e está presente em mais de 350 importantes grupos econômicos, entre os quais estão os maiores importadores e exportadores brasileiros de vários segmentos, como aéreo, agro e alimentício, automotivo, oil & gas, eletrônico e TI, saúde, química e recintos alfandegados. O Thomson Reuters RPS, outra solução para o setor, permite conhecer reputação de clientes e fornecedores, por meio de uma Diligência Reputacional, que busca evitar riscos que possam comprometer a integridade da companhia em toda a cadeia de Supply Chain. Já o Comexcontent mantém atualizadas, automaticamente, as informações sobre alíquotas, taxas de câmbio, NCM – um código estabelecido pelo governo brasileiro para identificar a natureza das mercadorias e promover o desenvolvimento do comércio internacional, além de facilitar a coleta e análise das estatísticas do comércio exterior –, e informações de necessidade ou não de Licença de Importação. Em relação às tendências, Franceschini Neto afirma que a maior tecnológica no setor é a ampliação da adoção de soluções no modelo Cloud, na qual o cliente não depende de infraestrutura própria para instalar os sistemas e conta com um modelo de atualização recorrente. “Isso, juntamente com a adoção de Big Data para novas abordagens em reporting, além de suporte à tomada de decisão e a integração entre conteúdo e informação sendo cada vez mais embarcadas aos aplicativos de software”, afirma. Já para os novos usuários dos softwares de gestão de comércio exterior, o diretor executivo acredita que eles estão buscando cada vez mais soluções padronizadas e com abordagem não apenas para o Brasil, “seguindo a onda de consolidação de ambientes de ERPs que as empresas estão fazendo mundialmente, soluções cada vez mais completas em termos de funcionalidades de suporte ao negócio, integração entre conteúdo e informação inteligente, tudo isso buscando redução de risco, otimização de custo e novos mercados de exportação a serem explorados”.

Anfir assina convênio com a Caixa

A Caixa Econômica Federal e a Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários – Anfir (Fone: 11 2972.5577) assinaram, no último mês de novembro, um acordo para oferecer linhas de capital de giro para antecipação de contratos com fornecedores. O convênio também facilita a compra de implementos rodoviários novos. Segundo Miriam Belchior, presidente da Caixa Econômica Federal, o piso do programa de financiamento será de R$ 500 milhões. “Podemos chegar a R$ 1 bilhão, ou mais, dependendo do ânimo do mercado”, afirmou. As linhas de crédito oferecem prazo de 60 meses para pagamento e carência de até 6 meses. No caso de antecipação de contratos, a taxa de juros é a partir de 1.90% a.m. Já no financiamento de máquinas e equipamentos, são oferecidas duas opções. A primeira com recursos do banco, com taxa de juros a partir de 1,50% a.m., e a segunda com recursos direcionados, como o Proger, com taxa de juros de TJLP + 5% a.a. De acordo com o presidente da Anfir, Alcides Braga, o convênio representa um suporte importante para a indústria. “Sem dúvida é uma medida que vai contribuir para a produção no início do ano e a manutenção de empregos”, ressaltou. Para alcançar margem de crescimento, a indústria de implementos deve buscar o mercado externo. Segundo Braga, da Anfir, quem tem capacidade para exportar já está adotando a estratégia. Neste sentido, os mercados do Oriente Médio e África são interessantes para o Brasil, que já teve participação neles durante os anos 1980 e 1990. “A exportação é muito positiva em 2016, com o dólar acima de R$ 3,50. Nós ainda exportamos apenas 10% da produção de implementos. Sempre exportamos pouco, então, qualquer crescimento neste sentido é importante”, afirma. “Damos muita atenção para o mercado interno e não focamos no externo. É preciso fazer boas alianças, aproveitar isto. O país tem a simpatia do mercado local, regional e outros mais distantes”, continua. A perspectiva é que o mercado voltará a crescer a partir de 2016, se houver juros de até 12% ao ano.

Librelato lança linha Premium e série especial

A Librelato (Fone: 48 3466.6000) aproveitou o fim de 2015 para lançar novidades ao mercado. Entre elas está a série especial que, segundo a companhia, inclui o graneleiro mais leve do Brasil. O modelo, com 12,5 metros de comprimento, possui um novo painel e as laterais são revestidas com material polimérico. A diminuição do peso do implemento permite maior carregamento líquido. A linha de basculantes modelo Premium, também mais leve, traz implementos que são produzidos com novos materiais de alta resistência e aços especiais importados. Um dos diferenciais dos semirreboques basculantes Premium está no acoplamento, que usa tecnologia de engate austríaca, importada com exclusividade pela Librelato. A tecnologia dá mais agilidade à operação com o travamento automático, sem que seja preciso acionar comandos hidráulicos ou pneumáticos. Também facilita na manobra do rodotrem. Na linha leve o destaque é a carroceria metálica coletor-compactador de lixo. O sistema de carga lateral automatizada traz tecnologia para a coleta de resíduos. O conjunto do equipamento é montado sobre o chassi e possui um sistema de elevação de contêineres, com braços extensíveis, que pode ser acionado pelo motorista dentro da cabine.

Elog desenvolve app de acompanhamento de entregas pelo celular

A Elog (Fone: 11 3305.4100) desenvolveu um aplicativo para rastreamento e acompanhamento de mercadorias pelo celular, o Elog Mobile. A ferramenta está disponível para o sistema operacional Android e em fase de testes para o iOS, possibilitando aos clientes ter o acesso às informações do transporte de sua carga de maneira rápida e em tempo real por meio do aplicativo ou, ainda, do portal e-tracking. A solução foi desenvolvida pela empresa Segue Fácil e ajustada internamente pela equipe de Tecnologia da Informação da Elog, para que houvesse uma integração com o TMS (Transportation Management System), software que melhora a qualidade e a produtividade de todo o processo de distribuição, e o Portal e-tracking, já disponíveis aos clientes da Elog. Com o Elog Mobile é possível acompanhar o status do transporte do início ao fim, saber quanto tempo falta para o motorista chegar a sua próxima entrega, visualizar o comprovante no ato da entrega já com a assinatura de quem recebeu e até mesmo verificar o local onde e como a carga foi deixada, tudo isso com a facilidade de consultar as informações na tela do celular ou tablet. “Todas as informações apresentadas são um espelho das informações de entregas dos nossos sistemas TMS e portal e-tracking disponível hoje no website da Elog, com a vantagem de que não é necessário estar na frente de um computador para acessar as informações do transporte, basta olhar no celular”, declara Mauricio Leonel, gerente de Contas Estratégicas, complementando: “uma das vantagens do Elog Mobile é a disponibilidade da informação em qualquer local e horário.