Scomi lança pedra fundamental de fábrica no Brasil

A malaia Scomi realizou no último dia 10 de março a cerimônia de lançamento da pedra fundamental de sua primeira fábrica brasileira, no município de Taubaté, no estado de São Paulo. A solenidade contou com a participação de membros do governo municipal e estadual, entre eles o prefeito de Taubaté, Bernardo Ortiz Junior, e o diretor da Investe SP, Sergio Rodrigues Costa; e representantes do grupo malaio, dentre os quais o presidente da Scomi no Brasil, Hilmy Zaini Zainal, e o vice-presidente da Brasell, sócia da Scomi no Brasil, Halan Lemos Moreira.

Na unidade de Taubaté serão fabricados os trens de monotrilho para as linhas 17-Ouro e 18–Bronze, ambas do Metrô de São Paulo. A empresa pretende também fabricar na cidade trens de metrô, urbanos e VLTs (Veículos Leves Sobre Trilhos) — por meio de uma parceria já firmada, em setembro de 2014, com a Skoda, da República Tcheca.

O presidente da Scomi no Brasil, Hilmy Zaini Zainal, salientou que, mesmo com a crise pela qual o país passa, acreditam no Brasil. A Scomi aposta, sim, no Brasil, e vê São Paulo como local estratégico para execução de nossos planos, disse. O investimento inicial da Scomi será de R$ 50 milhões. A terraplanagem para a construção da fábrica está pronta. O terreno, doado pela prefeitura de Taubaté, tem 100 mil m², dos quais 30 mil m² serão de área construída.

A construção da estrutura tem previsão de ficar pronta em seis meses, e o início da produção na unidade deve ocorrer em mais seis meses. A encomenda da Linha 17-Ouro é de 14 trens, com 5 carros cada, totalizando 70 carros.  O contrato para fornecimento de trens para a Linha 18-Bronze prevê mais 27 trens de monotrilho, com 5 carros cada, totalizando 135 carros. O índice de nacionalização dos trens deve chegar a 73%.

A Scomi tem interesse em atender toda a América na planta de Taubaté e mira países como Estados Unidos, Equador e República Dominicana, além do Brasil.

Fonte: Revista Ferroviária