TOTVS une PC Sistemas e Bematech e consolida o maior fornecedor de soluções para o setor farmacêutico

Com foco na sua estratégia de segmentação, a TOTVS aliou soluções especialistas da PC Sistemas e da Bematech para compor uma oferta completa, direcionada ao setor farmacêutico. Da distribuição de medicamentos ao ponto de venda das farmácias, o atendimento ocorre por meio de um único fornecedor de tecnologia.

O software de gestão da PC Sistemas, WinThor Medicamentos, é orientado ao atendimento de processos específicos da distribuição de medicamentos. Por meio de um time de especialistas dedicado à pesquisa e ao desenvolvimento de inovações e melhorias tecnológicas, a companhia visa oferecer às empresas do setor, segurança no gerenciamento das suas atividades.

A PC possui grandes clientes referência neste setor, distribuídos em todo o Brasil, como Minas Distribuidora, JC, Farmix, Gaúchafarma, Dimefe, Metta, RDF e Delta, e foca a sua atuação em importantes pilares, como a entrega das obrigatoriedades específicas, e a implementação de políticas comerciais. Dessa maneira, o ERP tem 100% de aderência quanto às necessidades das empresas deste nicho de mercado.

O sistema prevê o atendimento às regulamentações, como a emissão de relatórios obrigatórios sobre substâncias controladas pela Polícia Federal e a gestão dos alvarás de compra e venda de medicamentos. Além disso, permite ao distribuidor aplicar diferentes políticas comerciais, trabalhando descontos ou promoções diretamente no software. O objetivo da PC Sistemas é possibilitar que as empresas foquem a sua gestão no desenvolvimento dos seus negócios, uma vez que a tecnologia proporciona as melhores práticas e a automatização das demandas administrativas.

Outra característica específica da distribuição de medicamentos é a troca de dados com a indústria farmacêutica, por meio dos operadores logísticos. Para isso, a PC Sistemas desenvolveu integrações nativas no seu software, respeitando as regras e apoiando as empresas para uma comunicação segura e transparente. Os resultados refletem no aumento da produtividade e na elevação do nível de gestão das empresas.

“Por meio da especialização, atuamos cada vez mais perto dos nossos clientes, com apoio completo às particularidades do seu modelo de negócios. Em um momento desafiador, a tecnologia consolida um importante diferencial para promover a competitividade e o crescimento sustentável dos negócios”, comenta Leonardo Barros, diretor de Novos Mercados da PC Sistemas.

Já na ponta do setor, a solução da Bematech chega ao varejo de medicamentos no PDV. A oferta inclui todos os equipamentos necessários para a automação do ponto de venda – monitor, impressora fiscal, gaveta de dinheiro, leitor de código de barras, plataforma de transferência eletrônica de fundos (TEF) e computador.

Além disso, as soluções da Bematech destacam-se na gestão dos cupons fiscais gerados em cada venda e garantem mais segurança e agilidade no armazenamento e recuperação desses documentos. Com as ferramentas é possível cumprir as mais diversas obrigações existentes, como ECF, SAT e NFC-e, fazer o cruzamento de dados e elaborar relatórios que atendem a várias necessidades do lojista. O objetivo é oferecer às farmácias o total controle sobre as suas operações, por meio de uma oferta completa para a melhor condução dos seus negócios e atendimento às normas do setor, como a lei de rastreabilidade dos medicamentos.

Com uma forte estratégia de segmentação de sua atuação, a TOTVS adquiriu a PC Sistemas em janeiro de 2013 com o objetivo de consolidar um porfólio cada vez mais especializado. Em agosto de 2015 foi a vez da Bematech que agregou ao Grupo sua força no varejo e presença em 500 mil pontos de vendas. “Investimos constantemente em nossa estratégia de segmentação para consolidarmos ofertas complementares e aderentes a diferentes nichos de mercado. Unir as soluções da PC Sistemas e da Bematech nos permite atender de ponta a ponta o setor farmacêutico”, explica Gilsomar Maia, CFO da TOTVS.

Em um cenário econômico incerto, o varejo farmacêutico se destacou como o único segmento que não sofreu queda, registrando crescimento de 3% em 2015. De acordo com a Alanac (Associação dos Laboratórios Farmacêuticos Nacionais), a indústria farmacêutica nacional teve participação direta no fomento das atividades deste setor no País, respondendo por 56% das vendas nas drogarias, com ganho de dois pontos percentuais em relação a 2014.