O Ministro da Secretaria de Portos, Helder Barbalho, assinará amanhã (5/4), às 11h30, durante a cerimônia de abertura da 22ª edição Intermodal South America, o convênio com o Governador do Estado da Paraíba, Ricardo Coutinho, para a liberação de R$ 3 milhões de reais em investimentos destinados ao Porto de Cabedelo, que prevê a substituição de todo o balizamento do canal de acesso e bacia de evolução do complexo portuário. Também participarão do ato a diretora Superintendente da SUPLAN – Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento da Paraíba, Simone Guimarães e a diretora presidente da Companhia Docas da Paraíba (Porto de Cabedelo), Gilmara Temóteo.
A modernização da sinalização do Canal de Acesso e bacia de evolução do Porto de Cabedelo permitirá mais eficiência às operações portuárias, que terão um período mais curto entre a atracação ou desatracação de um navio de carga e descarga. As obras irão ampliar a janela de atração do complexo e proporcionar que um número maior de navios opere ao mesmo tempo no porto.
Codesp assina Carta de Intenções com Portos da Antuérpia e Miami – Outro porto que aproveitará a ocasião da Intermodal para estabelecer parcerias será o Porto de Santos. A Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) vai assinar a Carta de Intenções com autoridades dos Portos de Antuérpia e Miami. Com as parcerias, estes dois portos passam à categoria de portos-irmãos do complexo santista. A cooperação com o portos internacionais tem o objetivo de realizar intercâmbio técnico, tecnológico e comercial.
O Porto de Santos já possui declaração de portos-irmãos e acordos de cooperação com outros complexos portuários mundiais: Porto de Ghent (Bélgica), Porto de Cotonou (Benin), Portos de Ningbo e Dandong (China), Algeciras, La Coruña, Barcelona, Valência, Tenerife e Las Palmas (Espanha), Houston (Estados Unidos), Marselha (França), Livorno, Ligúria e Veneza (Itália) e Riga (Estônia).