Leilões de seis áreas portuárias do Arco Norte, no Pará, vão acontecer em junho

O ministro-chefe da Secretaria de Portos da Presidência da República, Helder Barbalho, anunciou nesta terça (5) em São Paulo, durante a abertura a 22ª edição da Intermodal South America, que os leilões das seis áreas portuárias do Arco Norte localizadas no Pará vão acontecer dia 9 de junho. Ele participou da cerimônia de abertura do evento, o maior das Américas para os setores de logística, transporte de cargas e comércio exterior, que acontece até dia 7 de abril no Transamerica Expo Center.

Serão leiloados dois terminais em Santarém (um para fertilizantes e outro para grãos); um terminal de grãos na praia de Vila do Conde, em Barcarena; e três terminais de grãos na cidade de Outeiro, na região da capital Belém. “Eu sou otimista. O país não vive a primeira e nem a última de suas crises. Vamos superar os obstáculos o quanto antes para vivermos novamente uma rodada de perspectivas positivas. Só nos últimos cinco meses autorizamos R$ 8 bilhões em investimentos para os portos”, afirmou o ministro.

Helder Barbalho destacou que a Intermodal South America mostra o protagonismo do país no setor na América Latina e revela o potencial das empresas brasileiras. “O Plano Nacional de Logística Portuária (PNLP) projeta um aumento de 103% na demanda dos portos brasileiros até 2042. Na Intermodal é possível encontrar um segmento forte e com força para superar os desafios e atender está grande demanda prevista”, observou.

Paraíba — O ministro aproveitou a presença na Intermodal para assinar convênio com o Governador do Estado da Paraíba, Ricardo Coutinho, para a liberação de R$ 3 milhões de reais em investimentos destinados ao Porto de Cabedelo. Os recursos serão destinados para a substituição de todo o balizamento do canal de acesso e bacia de evolução do complexo portuário.

A modernização da sinalização do Canal de Acesso e bacia de evolução do Porto de Cabedelo permitirá mais eficiência às operações portuárias, que terão um período mais curto entre a atracação ou desatracação de um navio de carga e descarga. As obras irão ampliar a janela de atração do complexo e proporcionar que um número maior de navios opere ao mesmo tempo no porto.

“Depois de dez anos voltaremos a operar no período noturno. Isso vai promover um aumento de 10% na lucratividade e de 30% na produtividade do porto”, ressaltou Coutinho.