Mortes no trânsito caem 5% no Estado de São Paulo

Acidentes de trânsito em todo o Estado de São Paulo registraram, em março deste ano, 5% menos óbitos que março de 2015 (506 mortes contra 531 do ano passado), segundo o Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo (Infosiga-SP).

O número de óbitos por acidentes de trânsito em todo o Estado, no primeiro trimestre de 2016, também apresenta índice favorável. De acordo com o Infosiga-SP, de janeiro a março houve uma diminuição de 8% em relação ao mesmo período do ano passado (1.360 mortes em jan-fev-mar de 2016 contra 1.483 em jan-fev-mar de 2015).

Esses números positivos corroboram a meta do governo do Estado, por meio do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, de reduzir em 50% o total de vítimas fatais no trânsito no Estado de São Paulo até 2020. Objetivo esse inspirado, aliás, na Década de Ação Pela Segurança Viária (período de 2011 a 2020), estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), para chamar a atenção sobre a questão da violência no trânsito. “Ao lançar o Movimento, demos um importante passo para a redução das chamadas causas externas, uma das principais causas de mortalidade em São Paulo, no Brasil, no mundo inteiro”, declarou o governador Geraldo Alckmin.

Ações que contribuíram para a redução dos números
Dentre as iniciativas do governo do Estado que mais contribuíram para os resultados positivos do Infosiga-SP de março, está a Operação Direção Segura. Na comparação entre o primeiro trimestre de 2016 e o mesmo período do ano passado, houve um aumento de quase 60% nas blitze da Lei Seca.

Se em janeiro/ fevereiro/ março de 2015 foram submetidos ao teste do etilômetro (bafômetro) 25.579 condutores, nos três primeiros meses deste ano foram 40.211 motoristas. A quantidade de operações de bloqueios também cresceu cerca de 5%, nesse mesmo período (de 5.695 em 2015 para 5.967 em 2016).

Outra ação do governo do Estado que vem colaborando substancialmente para os resultados conquistados é o Programa Direção Segura. Trabalho conjunto entre as equipes do Detran.SP e das polícias civil, militar e técnico-científica, ela já aplicou 78.589 testes de etilômetro (bafômetro) em todo o Estado desde que foi lançada, em fevereiro de 2013. Ao todo, 8.173 pessoas foram autuadas por embriaguez ao volante. Dessas, 1.324 cometeram crime de trânsito pelo teor alcoólico que o etilômetro (bafômetro) apontou. Além desses programas, os trabalhos rotineiros da Polícia Militar têm como alvo a embriaguez ao volante.

Campanhas educativas permanentes e campanhas preventivas em feriados prolongados e eventos com grande apelo para o consumo de álcool, como o carnaval, rodeios e festivais, são também fatores determinantes para os bons resultados alcançados. Aliás, nesta quinta-feira (21), inicia-se o feriado prolongado de Tiradentes, coincidentemente Dia Nacional da Paz no Trânsito. E, para garantir a segurança nas ruas, avenidas e estradas e manter os índices favoráveis, haverá, como sempre, reforço no efetivo das polícias. “O objetivo é que haja cada vez menos acidentes em São Paulo e, consequentemente, menos óbitos. Nossos esforços têm caminhado nessa direção”, afirmou o governador Geraldo Alckmin.