As operações de exportação do Terminal de Contêineres de Salvador (Tecon Salvador) tiveram crescimento no primeiro trimestre de 2016. De janeiro a março, o volume exportado pelo terminal operado pela Wilson Sons foi 24,6% maior que o mesmo período de ano passado. Somente em março, o aumento foi de 28,7%. O que se observa é que, apesar da retração do dólar, ainda é muito vantajoso para as empresas exportarem seus produtos. Os principais incrementos são nos segmentos de Polímeros e Minérios.
No primeiro trimestre o segmento de Minérios teve uma alta de 107%, e hoje é o principal produto exportado pelo terminal, tendo como principais destinos a China e Estados Unidos. O segmento metalúrgico e siderúrgico teve um incremento de 77%, com principal destino a China, seguido de pneus com alta de 20% enviados principalmente para EUA e Panamá.
Os bons resultados também são registrados nas operações de cabotagem. O modal teve um aumento de 6,2%. Além dos esforços comerciais para a atração das cargas, o aumento dos custos do modal rodoviário (combustíveis, pneus e manutenção) ajudou no incremento das operações. O atual cenário mostra como a cabotagem vem sendo um modal cada vez mais atraente para diversos segmentos.
O segmento de arroz segue em alta e mantendo a liderança, porem outros setores tem se destacados nos primeiros meses de 2016, entre eles os produtos de varejo (detergente e sabão, por exemplo) cresceram este 126% no primeiro trimestre. Já os segmentos de madeira e alimentos em geral puxam o indicador para cima com incrementos de 47% e 42%, respectivamente.