A fabricante sueca Axis Communications, criadora da câmera IP, lançou um software de analítico de vídeo capaz de identificar invasões em em centros de distribuição, armazéns e depósitos. Seja pela intrusão de uma única pessoa em determinado ponto do perímetro ou pela chegada de caminhões em horário não previsto, o sistema gera um alerta a central de videomonitoramento ou alarmes e pode enviar um alerta para um celular ou tablet, independentemente de sua localização.
Desenvolvida para instalações em áreas amplas onde se faz necessário reforçar o controle do entorno, a aplicação reconhece intrusões e até comportamentos suspeitos, como quando um mesmo indivíduo circula de forma recorrente por determinado local. Ao tomar conhecimento da invasão, o responsável pela segurança pode acionar a polícia e contar com um registro em vídeo do crime.
Com este novo passo, a Axis leva a tecnologia analítica para dentro das próprias câmeras de videovigilância e dispensa a necessidade de investir num servidor. “O sistema não depende de um servidor central para processar as gravações. Isso faz com que a solução seja altamente expansível porque não há necessidade de redesenhar o sistema cada vez que uma nova câmera é adicionada à rede”, ressalta Peter Friberg, Diretor de Soluções da Axis Communications.
O novo software de analítico de vídeo Axis Perimeter Defender pode ser combinado com câmeras de rede Axis, alto-falantes IP estilo corneta e software de gestão de imagens (VMS) de terceiros para reforçar a proteção perimetral em áreas críticas.
A aplicação, baseada em tecnologia da Digital Barriers, empresa com vasta experiência em análise de vigilância, é certificada pelo i-LIDS, referência do governo do Reino Unido para sistemas de analíticos de vídeo.
A licença para uso do analítico de vídeo Axis Perimeter Defender custa R$ 2.033 por câmera, mais impostos estaduais.