A Copagaz, quinta maior distribuidora de GLP (gás de cozinha) do Brasil, por ter em seu core business a distribuição de gás pelo Brasil afora, adota uma série de políticas sustentáveis na gestão da sua frota, sendo a principal o investimento em programa de roteirização inteligente e monitoramento de emissões de sua frota.
Como empresa em expansão, a Copagaz tem um cuidado cotidiano em monitorar e buscar rotas inteligentes para uma frota em crescimento. Implantada em 2013, a roteirização da frota de auto tanques da companhia se consolidou nos últimos dois anos. De 2014 para 2015, o número de toneladas de GLP transportadas em auto tanques aumentou 6%. Mesmo com essa alta, a distribuidora reduziu em 357,884 toneladas de CO2 e as emissões de gases de efeito estufa (GEE), já que a medida aumentou o controle e diminuiu perdas operacionais, como de consumo de combustível – redução de mais de 130 mil litros de diesel e quilometragem percorrida – queda de mais de 350 mil quilômetros rodados. Para esse ano, o plano é expandir a iniciativa para o controle da frota de GLP envasado.
As ações de sustentabilidade relacionadas ao seu core business – a logística da distribuição de um produto de primeira necessidade a milhares de lares Brasil afora – não param por aí. Após tornar-se a pioneira no setor de GLP (popularmente conhecido como gás de cozinha) na criação de um inventário de emissões, em 2012, a Copagaz amplia suas ações “verdes”. Tendo a sustentabilidade como mote principal de suas operações desde a sua fundação, em 1955, a quinta maior distribuidora de GLP do país, passou a realizar medição das emissões da frota de revendedores. Por meio de ferramenta web, as revendas disponibilizaram, a cada mês, informações sobre combustível utilizado, distância percorrida, volume e gasto de combustível, para cada um de seus veículos.
Outras ações da empresa:
· Submissão das frotas própria e terceirizada a aferição veicular em 15 filiais. Mais de 350 aferições foram feitas ao longo do ano passado, apresentando aprovação de cerca de 90% dos veículos
· Manutenção do programa de renovação – a cada cinco anos para os caminhões Bob-tail (para abastecimento do setor industrial) e dois anos para os demais. O investimento total nesta iniciativa é de cerca de R$ 8 milhões por ano.