As oportunidades do setor de supermercados e as perspectivas de crescimento de toda cadeia foram o norte da APAS 2016 – 32ª Feira e Congresso de Gestão Internacional, que se encerrou no último dia 5, em São Paulo. O principal evento do setor supermercadista, promovido pela Associação Paulista de Supermercados (APAS), reuniu entre 02 e 05 maio, varejistas, atacadistas, empresários e executivos do segmento.
Ao todo, 71.545 pessoas se inscreveram para visitar os quatro pavilhões do Expo Center Norte. O número de empresas que enviaram representantes para a APAS 2016 aumentou 11% em relação a 2015. Importantes autoridades, personalidades, especialistas e executivos renomados também marcaram presença, como o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin.
Para Pedro Celso, presidente da APAS, com o atual cenário econômico e político vivido no país, o evento contribuiu para novas discussões, troca de experiências e, principalmente, definições de expectativas em cada negócio. “Os empresários e varejistas precisam se manter atentos ao cenário para identificar os momentos oportunos para crescerem. Como maior evento do setor, temos essa missão de promover debates, apresentar lançamentos e conexões de negócios entre expositores e varejistas, contribuindo assim para o crescimento de toda cadeia”, afirma Pedro Celso.
Uma das novidades de 2016 ficou por conta da iniciativa Conexões de Negócios, proporcionada pela ferramenta Match Making. O programa gratuito disponibilizado no site do evento facilitou a relação entre expositores e visitantes com o agendamento online de reuniões. A inovação desse ano foi um sucesso. Ainda no âmbito tecnológico, a Feira disponibilizou cinco áreas de conectividade com wi-fi livre e carregamento de celulares e equipamentos.
Congresso
Este ano, mais de 60 palestras discutiram os rumos do mercado nacional e internacional e os próximos passos do setor supermercadista no Congresso de Gestão Internacional da APAS 2016. Entre os destaques, nomes como José Luis Cordeiro, professor fundador da Universidade da Singularidade da NASA; John Staton, diretor da Herr’s Food; Luiza Helena Trajano, presidente do conselho administrativo da Magazine Luiza e o renomado filósofo Mario Sergio Cortella, passaram pelo Expo Center Norte nos quatro dias de evento.
As palestras foram divididas em quatro auditórios temáticos: Marketing, Capital Humano, Tecnologia, Estratégia e Gestão Comercial. Palestrante de abertura do Congresso, Marcos Troyjo – economista, cientista social, diplomata e professor-adjunto de relações internacionais e políticas públicas da Universidade Columbia, em Nova York – foi especialmente convidado para discutir, ao lado da jornalista Mariana Godoy, a situação política e econômica brasileira, além de debater novas estratégias de negócios para o setor supermercadista.
Já Luiz Carlos Mendonça de Barros, presidente de Conselho da Foton Aumark do Brasil, foi o destaque do segundo dia e enfatizou o potencial de recuperação da economia brasileira nesse momento desafiador que o país se encontra. “A instabilidade econômica dos Estados Unidos de 2008 foi muito pior que a nossa. Quando colocada em índices de queda, nossa economia muda e começa a reagir. Para os próximos cinco anos o Brasil precisa resolver os obstáculos fiscais para voltar a crescer”, ponderou.
No terceiro dia, a Feira recebeu as líderes Luiza Trajano, Maria Eduarda Kertész e Sônia Hess, no painel sobre competência e gestão empresarial. Um dos focos das discussões foi o poder do bom atendimento. “Viajo pelo interior do Brasil e vejo grandes exemplos de supermercados menores, que têm mais condições de estar próximos dos clientes e oferecer uma venda de encantamento ao consumidor”, reforçou Luiza Helena Trajano.
O renomado filósofo Mario Sergio Cortella abriu o último dia de rodada de palestras falando sobre as competências na arte de liderar. Segundo ele, os verdadeiros empreendedores são aqueles que desfrutam de todas as oportunidades com audácia, traçando estratégias e estudando as medidas necessárias.
Prêmio Stand Show APAS
Por meio de uma comissão avaliadora, que contou com a participação da POPAI Brasil (The Global Association for Marketing at Retail), a APAS 2016 elegeu os melhores estandes, julgados em quatro categorias: Melhor Ação Promocional, Melhor Exposição, Melhor Design e Melhor Estande Sustentável. Em cada uma das categorias, foram analisados estandes de diferentes portes: Pequeno Porte, Médio Porte, Grande Porte e Megaestande.
O objetivo é incentivar os expositores que se esforçam para ter os melhores espaços. Ao todo 16 empresas foram contempladas.
Projeto Sustentabilidade
Pelo segundo ano consecutivo, a APAS 2016 recebeu o Selo “Sou Resíduo Zero” (www.souresiduozero.com.br), resultado do compromisso da Feira com os todos os expositores, em reduzir a geração de resíduos e incentivar a compostagem dos resíduos orgânicos e a reciclagem das embalagens, em apoio à cooperativa de catadores. Mauricio Cavicchiolli, diretor de Sustentabilidade da APAS, reforça o engajamento de expositores, empresas e participantes da ação, iniciada em 2008. “Temos observado uma participação cada vez maior, não apenas dos expositores, mas também de todas as empresas envolvidas, agregando valor para o evento, sem custos adicionais”.
Arena do Conhecimento
Outro espaço que disputou a atenção dos visitantes foi a Arena do Conhecimento, área que reuniu expositores e indústrias que mais influenciam o setor para palestras gratuitas voltadas às equipes operacionais supermercadistas como, por exemplo, discussões de FLV (Frutas, Legumes e Verduras), Açougue, Padaria, entre outros, sempre com o objetivo de melhorar o dia a dia das equipes.
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Confira abaixo alguns depoimentos de expositores
Chapéu Equador – Wilson Guevara, Proprietário
“É a minha primeira vez na APAS e no meu ponto de vista, o público estava interessado em saber mais sobre os produtos e na possibilidade de fechar negócios, o que é ótimo. Pretendo entrar no mercado brasileiro independentemente da situação desafiante da política e da economia, acredito que temos um vasto espaço para crescimento internamente e a APAS foi uma porta de entrada para isso”.
GETNET – Lucas Collpy, Marketing
“Comparando com todas as feiras que temos participado em 2016, essa está tendo um feedback totalmente positivo. Geralmente não fechamos negócio em Feiras, mas aqui na APAS estamos fechando, principalmente com os estandes ao redor que estão fazendo vendas”.
AMBEV – Daniel Mota, Gerente Nacional de Marketing
“Está sendo bem legal. Esse ano nos planejamos melhor que o ano passado, então nós conseguimos montar um site de gestão de reuniões, e conseguimos aproveitar bastante o espaço. Estamos conseguindo receber nossos principais clientes. Eu estou otimizando bastante as reuniões que eu teria ao longo do ano e que eu gastaria muito tempo para rodar o Brasil inteiro, e estou conseguindo centralizar aqui. Está bem interessante”.
JBS – Juliana Demberi, Marketing Industrializados
“A APAS é sempre importante para mantermos o contato com os nossos clientes. Esta Feira consegue reunir clientes de todo o Brasil. Conversei com a nossa equipe de vendas e nós estamos conseguindo boas negociações, além de apresentar todos os lançamentos e fazer o posicionamento da marca. Nós estamos em outras feiras locais, as regionais, mas é a APAS a que a gente mais investe”.
LATINEX – Eduardo Moraes, diretor
“Estamos muito surpresos com o movimento e a qualificação do público na edição desse ano. Esperávamos menos movimento em função do momento econômico, mas estamos impressionados. Foi o melhor ano até agora, de todos os que a gente já participou. 80% de todos os nossos maiores clientes nos visitaram na edição desse ano. A Feira APAS é o maior ponto de encontro dos nossos clientes, e a feira também é um importante termômetro de tendências do mundo do varejo no Brasil”.