Rucker lança nova versão do trator terminal TT-40l
A Rucker Equipamentos Industriais (Fone: 11 4187.2600) anunciou o lançamento da nova versão do TT-40, trator terminal desenhado especificamente para operações em portos e terminais portuários, centros logísticos, mineração e indústrias. Um dos seus diferenciais é o sistema de quinta roda móvel. “Do interior da cabine, o operador consegue acionar a elevação da quinta roda, sem a necessidade de descer da cabine para acoplar ou desacoplar a carreta. Isso gera um importante ganho de tempo”, explica o diretor geral da Rucker, Rafael Mendes. O equipamento é montado com motor Cummins ou MWM, de baixa potência e alto torque, e conta, também, com transmissão automática Allison, de seis marchas à frente, além de uma a ré. Na nova versão, a cabine foi totalmente alterada graças a uma parceria com a também Brasileira Brascab. O equipamento abandonou as linhas quadradas para ganhar um ar de modernidade, com mais ergomonia. Outra mudança no novo TT-40, que chega ao mercado nas versões 4×4 e 4×2, foi a motorização, substituindo um motor mecânico por um eletrônico.
DHL lança serviço marítimo para cargas fracionadas com garantia de transporte
A DHL Global Forwarding (Fone: 11 5042.5500) lançou o serviço Ocean Connect LCL Premium para o transporte marítimo de carga fracionada (LCL). Neste modo, caso a carga não possa ser enviada na semana prevista – e sob exclusiva responsabilidade do operador – a DHL irá cobrir os custos do frete aéreo (de aeroporto a aeroporto). De acordo com o diretor do Produto Marítimo da DHL Global Forwarding, Ricardo Caruí, “com esta inovação, clientes com prazos de entrega apertados para cargas fracionadas poderão contar com a confiabilidade e agilidade do transporte aéreo de cargas, se necessário, já incluso no mesmo serviço premium.” O novo serviço também oferece outros benefícios, como a operação na maioria dos destinos, maiores rotas e alcance dos serviços de cargas fracionadas, presença em 180 países, com cerca de 70 gateways, e acesso a 45.000 mil point pairs com mais de mil serviços de cargas LCL semanais ininterruptos. “Além disso, 97% das importações de cargas fracionadas da DHL são feitas em contêineres consolidados da própria empresa. Na área de exportação de cargas LCL, a DHL Global Forwarding também oferece transporte terrestre gratuito para embarques internacionais via porto de Santos, a partir das cidades do Rio de Janeiro, Curitiba, Itajaí e Porto Alegre”, finaliza Caruí.
La Violetera terceiriza operação logística
Desde janeiro último, a movimentação e a armazenagem de produtos da La Violetera (Fone: 41 3227.8200) estão sendo realizadas pela Comfrio Stock Tech (Fone: 41 3525.8228), especializada na cadeia logística no segmento de produtos multitemperatura, com sede em Pinhais, PR. A terceirização da atividade para um Operador Logístico, com especialidade no ramo de alimentos, já estava prevista no planejamento estratégico da La Violetera. Segundo o diretor geral, Felix Boeing Jr., “o novo modelo amplia em 45% a produtividade na distribuição e traz significativos ganhos em redução de custos. Este movimento também dá início a um projeto de reformulação da indústria, contemplando a modernização das linhas de produção, com conclusão prevista para 2018”.
Correios e Viracopos vão criar hub de cargas expressas
Os Correios e o Aeroporto Internacional de Viracopos (Fone: 19 3725.6357) assinaram um protocolo de intenções para implantar, dentro do aeroporto, um hub logístico de cargas postais expressas da estatal. O centro operacional dos Correios terá um galpão 35.000 m² em uma área total de 100.000 m² do sítio aeroportuário e processará 1/3 de toda a carga do modal aéreo do País. O objetivo é que o centro integrado de logística comece a funcionar dentro de dois anos e meio. Os Correios devem operar inicialmente com 44 voos domésticos diários a partir de Viracopos dentro da chamada RPN (Rede Postal Noturna). A previsão é que, inicialmente, 160 caminhões façam o transporte rodoviário diário a partir do centro de operações de Viracopos. Para Fabiano Cabral Júnior, vice-presidente de Encomenda dos Correios, o novo hub possibilitará à empresa a reorganização de toda a sua malha aérea e a redução de custos e o aumento de eficiência na entrega das remessas. “A partir desse passo, os Correios estão alinhados às principais empresas postais do mundo”, disse Cabral Júnior. Por sua vez, o diretor-presidente de Viracopos, Gustavo Müssnich, ressaltou que o acordo com os Correios soma ainda mais ao projeto de tornar Viracopos o maior e melhor aeroporto da América Latina. “Viracopos foi premiado recentemente como melhor aeroporto de carga da América Latina e esse acordo com os Correios só vem a confirmar esse trabalho”, concluiu Müssnich.