Caminhões Volkswagen já formam a segunda frota do Exército Brasileiro

Caminhões Volkswagen já formam a segunda maior frota de veículos comerciais do Exército Brasileiro. Nos últimos três anos, mais de 600 Volkswagen Worker 15.210 4X4 foram adquiridos pelas Forças Armadas do Brasil, segundo a área de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da MAN Latin America, fabricante do modelo. A maior parte do volume se destina a operações do Exército, que homologou o Worker após testes rigorosos. Com o lançamento do modelo 4X4, a montadora encerrou uma hegemonia de mais de 50 anos da sua principal concorrente nas vendas às Forças Armadas.

Em 2007, a Aman – Academia Militar das Agulhas Negras recebeu as oito primeiras unidades do VW 15.210 4X4, agora chamado pelo Exército de VOP2 5QT. A sigla indica que o veículo é do tipo operacional militarizado, capaz de transportar cinco toneladas em qualquer tipo de terreno.

Entre as tarefas dadas aos Worker 4X4, destaca-se a missão de paz da Organização das Nações Unidas – ONU no Haiti, onde o Brasil coordena 6.700 militares de 16 países. A frota de 40 caminhões Volkswagen no Haiti atua no transporte de tropas e equipamentos.

O projeto do caminhão militarizado Volkswagen incluiu um ano de testes em campos de provas do Exército em todo o Brasil. Um protótipo rodou 34.000 quilômetros nas bases das cidades fluminenses do Rio de Janeiro (Restinga da Marambaia), Mangaratiba (Itacuruçá) e Duque de Caxias. O veículo também passou por Goiânia, GO, Cachoeira do Sul, RS e  por manobras no Estado do Espírito Santo, atendendo aos ROB – Requisitos Operacionais Básicos do Exército.

A homologação incluiu rodagens por terrenos arenosos, alagados e com lama, além de manobras de embarque aéreo e marítimo, transporte de pontes, uso de biodiesel em mistura B2 e até testes de balística, conferindo a resistência da cabine a estilhaçamentos.

Para certificar a resistência do conjunto motor-transmissão, dos eixos e da suspensão, outro protótipo passou por quatro edições do Rally Internacional dos Sertões, cada uma com cerca de 5.500 quilômetros de estradas sem pavimentação e trilhas em condições extremas.