Transvip aposta em transporte de cargas especiais estendendo ‘expertise’ para produtos de valor agregado

Transportar valores nem sempre se resume ao transporte de dinheiro. Apesar de pouco óbvio para o público geral, o transporte de cargas especiais, também, é uma necessidade. Principalmente pelo valor agregado de alguns produtos que variam de eletrônicos e joias, como é esperado, para medicamentos que demandam condições específicas de transporte. A especialidade já é atendida pela Transvip há mais de um ano.

O serviço tem extrema importância para o cenário atual do mercado, pois há muito valor em objetos que nem sempre são vistos como “de valor”. Uma remessa de medicamentos mal transportada ou armazenada pode significar centenas de reais perdidos para os cofres públicos ou particulares, além de comprometer a saúde da população.

Dentre as demandas de cargas especiais, os produtos mais transportados ainda são os eletrônicos, no topo da lista com cerca de 80% dos transportes, porém esse trabalho se direciona a diversos produtos, que podem inclusive exigir carros blindados, e/ou com condições especiais de refrigeramento ou armazenagem. O aumento do roubo de cargas em todo o território nacional é apenas um dos estímulos que pedem essa qualidade.

Esse tipo de carregamento exige que a transportadora possua outras certificações e licenças, e para alguns casos, aprovação da vigilância sanitária e da própria Anvisa. “A quantidade de fiscalizações e regras a serem cumpridas são tantas que isso, por si só, já atesta a qualidade do serviço. O próximo target é o de transporte de materiais perigosos”, conta José Roberto Cossenza, gerente de projetos especiais da Transvip.

A flexibilidade em atender a diversos mercados tem sido diferencial da Transvip, “Produtos de valor agregado podem ter valor real muito maior do que o dinheiro. Não nos procuram apenas por um blindado, mas por trazermos, ao cliente, melhor logística do que a de um transporte convencional”, relata Cossenza.

Existe grande preocupação por parte dos clientes de que sua carga chegue com segurança ao seu destino, e um dos diferenciais da empresa é justamente ser regidos pela polícia federal. Isso permite seu contingente estar protegido além da cabine com nível de blindagem para suportar armas de grande porte, isso os permite uso de armas de fogo que dispensam escolta. “Essa diferença tem garantido a entrega dos produtos ao seu destino, haja visto que, nos ataques, os meliantes primeiramente visam neutralizar as equipes para em seguida roubar a carga”, completa Cossenza.

Para a maioria das cargas, não são necessárias grandes adaptações, mas para medicamentos, especificamente, ou mesmo insumos, há faixas variadas de controle de temperatura, o que demanda um grande investimento em um caminhão especial.

Além disso, há a presença de um farmacêutico no transporte, exigido pela Anvisa, que faz a auditoria dos controles internos e no transporte para garantir o correto manuseio do produto, assim como assinar como o responsável técnico por essas tarefas. “Outro fator importante é ter esses serviço disponível em um país que sofre com uma situação epidêmica complexa, como a que ocorre no Brasil. Estar preparado para atender a demandas de medicamentos garantindo a segurança é imprescindível para que não falte medicamentos em postos de saúde e hospitais”, finaliza.