A eficiência na logística de entrega de equipamentos em áreas de trabalho é um importante passo para a melhoria de todos os processos posteriores na cadeia produtiva. Atenta a essa questão, a Manserv, desenvolveu um estudo inovador que permitiu a um de seus clientes, uma empresa do setor médico instalada em São José dos Campos, no interior paulista, alcançar um ganho em produtividade de 400% no processo.
Aplicando a metodologia PDCA (em inglês – Plan / Do / Check / Action) a empresa constatou que o seu cliente possuía deficiência no transporte de materiais, peças e ferramentais em locais distantes da oficina e base de atuação. Ao todo, o percurso para a coleta e distribuição dos materiais de manutenção predial, civil e elétrica nos locais era de 22 km, feito até então em quatro horas. O ganho de agilidade nesse processo para apenas uma hora, com o mesmo caminho percorrido, se deu com a inclusão de um veículo elétrico em substituição ao carro manual puxado por esforço humano.
“Além da melhoria no tempo total de coleta e distribuição, é importante ressaltar a melhoria da exposição aos riscos. Para carregar e mover o veículo, o colaborador necessitará de um esforço bem menor, além de não precisar conduzi-lo com o auxílio da força”, disse o Diretor Geral de Facilities da Manserv, Ricardo Moreira.
Segundo o executivo, para operar o veículo o almoxarife é devidamente certificado e treinado, inclusive para o seu manuseio e carregamento elétrico. “O investimento total do investimento, incluindo o equipamento e a capacitação foi de R$ 56 mil. Somente de saving anual, o projeto alcança economia de R$ 39 mil, aliando assim, eficiência e economia em uma única ação”, completou.