A educação para o trânsito, visando a prevensão e a redução de acidentes estarão mais uma vez em evidência na 18a TranspoSul, com a realização da entrega da Certificação do Programa Transportadora da Vida, parceria entre o Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística no Estado do Rio Grande do Sul (Setcergs) e o Detran/RS. A solenidade ocorrerá na quarta-feira (13/07), às 16h, no auditório 1 do Centro de Eventos da Fiergs, em Porto Alegre.
No total, serão agraciadas com a Certificação 35 empresas de transporte de carga do Rio Grande do Sul que trabalharam pelas práticas de prevenção e segurança no trânsito. Além disso, as três melhores colocadas nas categorias de Transporte de Produto Perigoso e Transporte de Produto não Perigoso serão contempladas com os troféus Ouro, Prata e Bronze. Ainda serão homenageados os motoristas e gestores da iniciativa nas empresas certificadas.
Desenvolvido há dez anos numa iniciativa do Setcergs, o Programa Transportadora da Vida tem por objetivo desenvolver ações ligadas à segurança no trânsito, com foco em transportadoras com sede ou filiais no Rio Grande do Sul.
O Transportadora da Vida busca, fortemente, a preservação da vida nas estradas, a partir do aperfeiçoamento da cultura de segurança dentre as empresas que fazem parte da iniciativa. Ele é uma certificação de qualidade que identifica e premia os empreendimentos que realizam ações educativas neste sentido. O programa também está focado em melhorias ambientais, redução de custos e aprimoramento das relações de trabalho.
– Esta é uma ação de vital importância, pois luta para mudar a cultura no trânsito por meio de ações que conscientizem e sensibilizem motoristas, familiares, empresas e toda a sociedade, no sentido de humanizar o trânsito e preservar vidas – aponta o presidente do Setcergs, Afrânio Kieling.
Para ele, o programa contribui sensivelmente para a redução, não apenas dos números de acidentes e infrações de trânsito, mas do impacto financeiro e social causado por este tipo de incidência.
Segundo o presidente do Setcergs, o Transportadora da Vida ainda tem muito para crescer, mas já apresenta alguns números que mostram uma importante redução no volume de acidentes de trânsito. as 35 empresas participantes já apontam uma redução de 29,5% no número de acidentes de trânsito e a frota teve 16,9% a menos de infrações de trânsito. Ao todo foram 994 ações realizadas por elas.
O programa funciona da seguinte forma. A partir da inscrição da transportadora, um grupo de especialistas faz uma visita às instalações e prepara um diagnóstico sobre as condições de trabalho, o grau de segurança das operações e o nível de entendimento dos profissionais sobre os temas ligados à prevenção de acidentes. As visitas técnicas também servem para a troca de experiência entre as transportadoras, que podem assim aproveitar o que há de melhor no setor, nos quesitos segurança, meio ambiente e condições de trabalho.
Ao fim de cada ano, o programa certifica as empresas que alcançam as metas de melhorar a segurança e o desenvolvimento do capital humano e social. Essas transportadoras recebem o Selo Transportadora da Vida. Os critérios auditados nas empresas são Qualidade, Gestão de Pessoas, Meio Ambiente, Segurança no Trabalho, Gestão Operacional, Treinamentos e Ações de Educação e Segurança no Trânsito.