A Wilson Sons Ultratug Offshore, joint venture entre o Grupo Wilson Sons e o Grupo Ultramar, recebeu na última sexta-feira (1º) seu primeiro PSV (Platform Supply Vessel) 5.000. A embarcação, batizada como Larus, foi encomendada a partir do resultado da sexta rodada do Programa de Renovação da Frota de Apoio Marítimo (Prorefam), e portanto, já tem contrato assinado com a Petrobras. A construção ficou a cargo da Wilson Sons Estaleiros, no Guarujá.
“Originalmente, a sexta rodada do Prorefam pedia PSVs 4.500. No entanto, nos adiantamos às tendências do mercado e encomendamos embarcações ainda maiores e mais potentes, mostrando nosso compromisso em melhor atender nossos clientes”, comenta o diretor executivo da Wilson Sons Ultratug Offshore, Gustavo Machado.
Já Adalberto Souza, diretor executivo da Wilson Sons Estaleiros, destaca a entrega da embarcação dentro do prazo estipulado. “Esse é um importante diferencial do nosso trabalho. Além da nossa capacidade técnica, temos um histórico de entregas muito bom, um diferencial relevante no nosso mercado”, diz o executivo.
O PSV Larus tem 85,25m de comprimento, 19m de boca, calado de 6,30m, além de 5.000 toneladas de porte bruto. Conta com tecnologia e projeto de engenharia Damen e financiamento do Fundo da Marinha Mercante (FMM), concedido por meio do BNDES.
A embarcação possui um guindaste sobre trilhos (tipo pórtico) instalado sobre o Cargo Rail da embarcação, que permite uma melhor otimização do uso da área de convés com a arrumação das cargas.
Essa é a 20ª embarcação da companhia. A Wilson Sons Ultratug Offshore possui 18 PSVs em contrato com a Petrobras e outros dois disponíveis para novos projetos no Brasil. Até o fim deste ano, mais duas embarcações serão incorporadas à frota da companhia: uma embarcação será entregue pela Wilson Sons Estaleiros, com especificações semelhantes às do PSV Larus, e um PSV 3.500 será entregue pelo estaleiro POET (Cingapura).