A fiscalização das cargas exportadas pelo Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), será intensificada. Novas máquinas de raio-X foram instaladas no terminal e a partir da última segunda-feira (25), 100% dos produtos que deixaram o país começaram a ser analisados.
Os equipamentos farão uma leitura detalhada das cargas transportadas pelo aeroporto. O objetivo é averiguar se entre as mercadorias há explosivos ou drogas. Após a passagem pelo raio-X, o produto ainda passa por uma nova vistoria, que é feita por cães farejadores treinados.
50% antes. Segundo o gerente de segurança de Viracopos, Samuel Silva, antes apenas 50% das cargas eram inspecionadas.
“Eram as cargas que iam para os Estados Unidos, que é uma exigência do local. Agora, não importa o destino que a carga vá, seja para Europa, EUA, ou qualquer outro país, ela é inspecionada em 100% aqui em Viracopos”, explica.
O gerente de segurança afirma ainda que além de mais segurança, os novos equipamentos darão mais agilidade ao processo. “Muita agilidade porque as cargas não param, são inspecionadas imediatamente e são colocadas à disposição da companhia aérea para transporte”, conclui.
Fonte: NTC&Logística