Um dos poucos segmentos a não sentir os efeitos da crise, o setor farmacêutico avançou 10,6% nos quatro primeiros meses deste ano, segundo dados do Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no estado de São Paulo. O número representa as vendas de remédios, mas as farmácias comemoram também o aumento do volume de vendas dos “não medicamentos” – itens como sabonete, escova de dente, tinta de cabelos, barbeador, cujas vendas acumulam crescimento ainda maior. Segundo a Abrafarma, a venda de itens de perfumaria já cresce mais do que a dos medicamentos (cerca de 14%), somando quase metade do volume comercializado em remédios.
Para fazer essa engrenagem girar, o grande desafio é manter abastecidas as 72 mil farmácias do país – 80% de pequeno porte. E para reduzir custos operacionais e manter a qualidade de entrega, entra em cena a logística farmacêutica, a bola da vez do setor.
De olho no alto potencial desse nicho específico de mercado, os sócios Marcos Avelar e Emerson Luiz criaram a One Medicamentos, especializada na distribuição farmacêutica para farmácias de médio e pequeno porte. “Enxergamos que havia uma demanda reprimida no estado de São Paulo pelas entregas rápidas e investimos nesse diferencial, agregando ainda a possibilidade da realização de pedidos pequenos. Entregamos pedidos a partir de R$ 80,00 e em menos de 24h”, afirma Avelar.
A exclusividade na distribuição de nutracêuticos e vitaminas da marca Liteé para todo o estado de São Paulo é outro diferencial. “É raro encontrar hoje alguém que não tenha incorporado ao menos uma cápsula de vitamina ou nutracêutico na rotina, como forma de cuidado com a saúde. Atrelar a exclusividade da distribuição de uma marca conceituada no mercado à nossa atuação, foi uma forma que encontramos para fidelizar nossos clientes”, completa.
Hoje, passados três anos da inauguração, a One esperar fechar 2016 com faturamento na casa dos R$ 30 mi e prevê dobrar de tamanho até 2017. “Para crescer, investimos em infraestrutura e expansão da área de atuação. Já temos uma área para estoque seis vezes maior do que a do ano passado e estamos trabalhando para, em 2017, passar a atender também toda a região Sul e, em 2018, atuar em Minas Gerais”, explica.
Para não perder de vista o pronto atendimento e agilidade de entrega, 130 profissionais compõem o organograma da empresa, que recebe pedidos online 24h, além do atendimento convencional via call center e consultores de vendas externos em horário comercial.