Porto de Santos realiza maior simulado de combate a incêndio de sua história

O Plano de Auxílio Mútuo (PAM) do Porto de Santos, coordenado pela Companhia Docas do Estado de São Paulo (CODESP), realiza na próxima terça-feira (13/09), o maior simulado de combate a incêndio de sua história. A ação acontece a partir das 9h00 no terminal de contêineres da Santos Brasil, localizado na margem esquerda do porto. O objetivo da operação é avaliar o tempo de resposta a situações de emergência para identificação de dificuldades a serem sanadas.

O PAM é uma organização que reúne a Autoridade Portuária (CODESP), terminais e entidades públicas, como prefeituras, Corpo de Bombeiros e órgãos ambientais, para atendimento conjunto a ocorrências de emergência no Porto de Santos e áreas adjacentes que possam acarretar danos a pessoas, ao patrimônio e meio ambiente.

No final do mês passado, o PAM realizou reunião de alinhamento entre todos os envolvidos, visando o entrosamento, organização e preparação adequada para o simulado e demais situações de emergências no Porto de Santos.

No dia 13, o simulado na Santos Brasil vai apresentar um suposto vazamento de produto tóxico com princípio de incêndio, seguido de explosão, com atendimento de prováveis feridos. Será simulada ainda a retirada de um contêiner para evitar propagação do fogo e um resgate em altura. Haverá o chamado ao Corpo de Bombeiros, ao mesmo tempo em que o PAM será mobilizado. Os resultados do teste serão avaliados por apuração das anotações dos observadores que participarem do evento.

Os veículos de comunicação interessados na cobertura deverão fazer o credenciamento pelos emails [email protected] e [email protected] até o dia 09. Para a imprensa de Santos, o acesso ao local será feito, via lancha, no atracadouro da Alfândega, às 08h30. Para a imprensa do Guarujá, o acesso será direto pela portaria terrestre do terminal (Avenida Santos Dumont, s/n), a partir das 08h45.