Inovações da FM Logistic são tema de encontro na Crown

A Crown Equipment, uma das maiores empresas de movimentação de materiais do mundo, continua com seu cronograma de realizar, a cada seis meses, um encontro de boas práticas em armazenagem em suas instalações, sempre contando com o apoio de empresas parceiras. Neste trimestre, a responsável pela palestra aos mais de 30 clientes presentes foi a FM Logistic, empresa francesa com quase 50 anos de experiência em armazenamento e manuseio, transporte e distribuição, packing e manufacturing.

Antes de apresentar algumas das soluções, Rosa Amador, Diretora Comercial, contou um pouco da história da empresa aos participantes. A FM Logistic está no Brasil desde 2013 e tem, em seu DNA, a inovação. A empresa conta com quase 19 mil funcionários em 12 países. No Brasil, está presente no Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Pernambuco. Seu objetivo é trazer aos seus clientes, pelo menos, uma grande novidade ao ano. E a Crown é uma das principais parceiras da FM nessa empreitada.

Peter Ivancik, Diretor de Operações no Brasil, apresentou duas novidades que estão à disposição dos clientes no país: o Fast Multi Order Process (FMOP) e o Fast Picking Order Process (FPOP). O FMOP é um carrinho, em versões de 3 a 8 pedidos simultâneos, onde estão acopladas balanças, painel de tarefas e conexão com o WMS que permite monitoramento em todas as etapas do processo desde o início do “picking pass” até a disponibilização do pedido ao transportador. O FPOP possui o mesmo conceito mas é utilizado para “mono” pedido e a balança é acoplada ao garfo da paleteira. Tais soluções são flexíveis, simples e podem ser facilmente utilizados em qualquer Centro de Distribuição, trazendo benefícios imediatos, suprindo as operações de identificação e validação dos produtos e facilitando a preparação do pedido. Como resultado, uma diminuição expressiva dos erros e uma preparação dos pedidos muito mais ágil e eficaz. A FM estima uma economia de 30% a 40% na produtividade dos operadores, já que elimina, por exemplo, a necessidade de conferência na saída.

Outra inovação que a FM trará ao Brasil em 2017, facilitará muito o dia a dia nos Centros de Distribuição em relação a contagem e acuracidade de estoque. Com a solução desenvolvida pela FM, um scanner acoplado na empilhadeira faz todo o trabalho de leitura dos códigos de barra dos paletes versus o local armazenado. Ao invés de um operador parar de locação em locação e efetuar a leitura, o scanner acoplado à empilhadeira faz isso automaticamente, sem a necessidade de parada. A Crown, como parceira estratégica da FM Logistic, é a responsável por empilhadeiras utilizadas em algumas operações administradas pela empresa.

“Todas as empresas estão procurando eficiência e redução de custos. Temos percebido que a logística no Brasil está, finalmente, crescendo e se profissionalizando. Ao comparar com pouco tempo, há 10 anos só comprávamos equipamentos a combustão, de 2,5 toneladas para movimentação interna. Hoje, temos grandes Centros de Distribuição, com os mais modernos equipamentos”, afirma Evandro Martins, Gerente Geral da Crown Brasil. “Mas o cenário ainda é desafiador. 24% do custo das mercadorias, no país, é com logística. Nos Estados Unidos, essa porcentagem é de 18%. O custo logístico no Brasil é muito alto. Então, qualquer centavo que a gente conseguir tirar da movimentação, qualquer economia que um equipamento mais moderno trouxer, já é algo importante. Pode representar, no final da operação, milhões poupados”, completa.

Após a apresentação, os participantes puderam acompanhar uma demonstração dos equipamentos da Crown.