Segundo a promotora, a feira, realizada em São Paulo, registrou aumento no número de visitantes e, principalmente, uma maior qualificação do público com alto poder de decisão de compra, demonstrando o início da retomada dos negócios no país.
Aconteceu de 20 a 22 de setembro último a edição 2016 da Movimat – Salão Internacional de Logística Integrada, na capital de São Paulo. A Logweb marcou presença e conferiu de perto a feira, que foi pautada pelo clima de esperança e otimismo. Os expositores apresentaram novidades tecnológicas e soluções que contribuem para reduzir os custos das operações logísticas, tornando os negócios mais competitivos, o que é ideal no atual momento político-econômico.
Em relação à última edição, a Movimat 2016 registrou aumento no número de visitantes e, principalmente, uma maior qualificação de profissionais com alto poder de decisão de compra. Estiveram presentes compradores de empresas como Scania, Honda, Toyota, Latam, Pernambucanas, Embraer, Drogaria Onofre, Correios, Ajinomoto, Fnac, Cacau Show e Bosch. As informações são da promotora do evento.
Além dos estandes, o público pôde verificar as demonstrações técnicas e funcionais em tempo real de produtos em destaque e, no Show Room, como funciona o processo logístico na prática, inclusive com test-drive em empilhadeiras e transpaleteiras.
Para Fernando Fischer, presidente da Reed Exhibitions Alcântara Machado, promotora da feira, a logística é um setor extremamente estratégico para impulsionar a economia. “Investimos na logística não só no Brasil, mas globalmente, pois ela está intimamente relacionada com o nosso portfólio de eventos para o setor industrial e automotivo. A Movimat faz parte do calendário internacional da companhia, que possui outras feiras dessa área nos Estados Unidos, México, França, Indonésia e Tailândia”, afirmou.
A edição 2017 acontecerá de 16 a 19 de outubro, em um novo local, no São Paulo Expo, um dos mais modernos centros de exposições da capital paulista.
Negócios
A Rodada de Negócios realizada no primeiro dia movimentou R$ 8 milhões em apenas duas horas de reuniões entre empresas expositoras e compradores. Também para fomentar negócios, a organização da feira lançou o Premium Club, iniciativa que seleciona profissionais tomadores de decisões e compradores que participam do evento por meio de um programa com serviços diferenciados, como entrada exclusiva, área reservada para estacionamento, credencial antecipada, Wi-Fi grátis, espaço dedicado para relaxamento, sala de jantar e de bagagens e local com infraestrutura para reuniões comerciais.
Para Marcello do Amaral Sanaiote, diretor de Supply Chain da Fermix, o modelo de reunião focada de acordo com a demanda facilita ao comprador para estar atento às oportunidades. “Pude conversar com quatro fornecedores e prestadores de serviço. Se eu estivesse somente visitando a feira, não teria me atentado às soluções que eles oferecem, e a oportunidade passaria despercebida”, salientou. E, falando em negócios, a Retrak (Fone: 11 2431.6464), empresa que loca e vende equipamentos para movimentação e armazenagem de materiais, fechou durante a Movimat um contrato de R$ 5,2 milhões para a aquisição de equipamentos do Kion Group, que detém as marcas Still e Linde. “A Retrak tem como diretriz investir constantemente na sua frota, oferecendo ao mercado as melhores soluções. Mesmo em um momento de crise, seguimos apostando numa retomada da demanda, que exigirá de nós o preparo para atender as operações. Nós investimos porque acreditamos também na qualidade dos equipamentos Linde e Still e no apoio do fabricante”, destacou o diretor executivo da Retrak, Fábio Pedrão. A alta qualificação do público foi um aspecto ressaltado pelo CEO da Alcis Softwares para Logística (Fone: 11 3522.9330), Luiz Antônio Rêgo. “Há muitos anos expomos na Movimat porque é a melhor do nosso segmento, muito focada para a nossa empresa. Das feiras de logística, ela é que melhor faz uma taxa de conversão de prospectos em clientes, pois temos muito acesso a diretores, CEOs e tomadores de decisão, então conseguimos reduzir muito o círculo de venda. Esta edição foi muito boa, com expositores de melhor nível e visitantes mais qualificados, que é o que buscamos”, declarou. Este foi o nono ano consecutivo que a Senior (Fone: 0800.6483300) participou da Movimat e é uma estratégia de crescimento da companhia expor a marca, estar mais próxima dos clientes, do público de logística e mostrar que, na contramão da crise, continua com todos os investimentos no segmento. “É uma excelente maneira de fazermos novos contatos e prospectar clientes, de mostrar nossos produtos e novidades”, atestou o diretor da unidade de logística do grupo Senior, a Sythex Tecnologia, Marcelo Augusto Franco.
Atrações paralelas
Simultaneamente à Movimat, foi realizada a XX Conferência Nacional de Logística (CNL), organizada pela Abralog – Associação Brasileira de Logística, que abordou temas como integração indústria-varejo, logística farmacêutica, tecnologia, multimodalidade, mobilidade urbana e Real Estate. No encerramento, foram mostrados em primeira mão os resultados do trabalho de logística realizado nos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016, cuja excelência foi reconhecida pelo COI – Comitê Olímpico Internacional. Outra atração que chamou bastante a atenção do público foi a Ilha do Conhecimento, que ofereceu palestras gratuitas de capacitação com especialistas referências no mercado. No local foi realizada a edição paulista do Digitalize-me, criado pela ABComm – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico para estimular a cultura do empreendedorismo digital e levar conhecimento sobre o mundo digital para os profissionais de logística. “O conteúdo das palestras do Digitalize-me foi muito bem recebido pelo numeroso e interessado público da Movimat, que destacou o fato de serem informações agregadoras e bem direcionadas”, disse Maurici Junior, membro do Conselho de Administração da ABComm. Durante a feira, a NTC&Logística promoveu uma reunião com associados para planejar uma nova ação voltada para o Instituto ComJovem de Desenvolvimento Mercadológico, sob coordenação da ComJovem Nacional (Comissão de Jovens Empresários da NTC&Logística), iniciativa da entidade voltada à integração e capacitação dos jovens empresários e executivos, despertando-os para futuras lideranças no setor de transporte de cargas e logística em âmbito nacional. Segundo o diretor da NTC, Marcelo Rodrigues, foram realizadas ações de capacitação em bid (tomada de preço), com exercícios práticos para que jovens profissionais e herdeiros de empresas do setor saibam utilizar essa modalidade com orientações que sustentem a operação. Participaram da reunião da NTC empresas dos estados de Santa Catarina, Mato Grosso, São Paulo, Pernambuco e Goiás que foram para a Movimat.
Soluções
Paletrans e Alphaquip (Fone: 11 4163.3322) anunciaram na feira o lançamento do rebocador elétrico RP40, com capacidade para 4 toneladas, com operador a bordo em pé. Segundo Keila Carvalho, gerente comercial da Alphaquip, o equipamento é ideal para transportar carretas cheias de peças dos mais diversos segmentos, como o automobilístico. “Em vez de levar a carga com o garfo usando uma empilhadeira, basta abastecer a carreta e puxá-la com o rebocador”, explicou.
Por sua vez, a Iron Brasil (Fone: 24 2263.2001) apresentou suas niveladoras de docas embutidas, com capacidades de 6 a 10 toneladas, que possuem acionamento eletro-hidráulico, pestana frontal basculante, proteção lateral para os pés e barra de manutenção. Outro destaque foi a doca móvel, para 2 ou 3 toneladas, desenvolvida para operações estacionárias em pátios ou galpões com deslocamento manual para carga e descarga traseira ou lateral de veículos e caminhões semirreboques, podendo ser utilizada também como elevador para vencer obstáculos. Viviane Alves, consultora de negócios, contou que o estande da empresa recebeu visitantes profissionais técnicos, realmente focados em conhecer as novidades do mercado.
A Movilog (Fone: 11 2207.4547) participou pela primeira vez e anunciou a entrada no mercado de manutenção de empilhadeiras. A empresa, que trabalha com venda e locação de equipamentos das marcas Toyota, Still e Linde, agora está oferecendo contratos fechados para manutenção multimarcas. Tiago Rios, diretor comercial, contou que a partir do chamado, o atendimento é feito em até 24 horas. “Além dessa novidade, apresentamos na Movimat nossas quatro principais máquinas: retrátil até 12 metros, patolada de 5,5 metros, transpaleteira e a combustão”, disse. Segundo ele, os clientes já sinalizaram que vão começar a soltar os projetos engavetados, iniciando a retomada do setor.
A feira foi bem visitada, na opinião de Marcelo Canozo, da diretoria comercial da Fort Paletes (Fone: 15 3532.4754). A empresa divulgou sua nova fábrica em Itatinga, SP, que foi inaugurada em julho deste ano e está em ampla produção. “Com mais essa unidade, acreditamos que ficaremos ainda mais competitivos, pois estamos muito próximos do mercado consumidor. Isso sem contar com a ampliação do volume de produção”, expôs. A Fort Paletes lançou, ainda, um palete PBR com preço altamente competitivo, fabricado com madeira reciclável e de qualidade um pouco inferior ao modelo que considera de primeira qualidade, mas com a mesma resistência, para cargas de até 1.500 kg.
A empresa americana de telecomunicações via satélite Globalstar (Fone: 21 3506.7303) anunciou o mais completo dispositivo Simplex para gerenciamento de ativos comerciais unidirecional no Brasil – o SmartOne C. O equipamento complementa o modelo SmartOne B, oferecendo às empresas dos mais variados ramos a oportunidade de monitorar e gerenciar seus ativos fixos e portáteis, como contêineres, trailers de transporte, máquinas de construção e frotas de veículos. O núcleo do SmartOne C contém um acelerômetro que alerta o usuário sobre qualquer movimento inesperado, como tentativas de furto.
Especializada em leitores de códigos de barras, coletores de dados e impressoras, a Compex (Fone: 0800.2887750) destacou o coletor de dados PM80, dispositivo ultrarrobusto que fornece soluções para as exigências desafiadoras das indústrias de armazenagem, força de vendas, serviços de campo, varejo, Centros de Distribuição, fábricas e outros. Segundo Meire Moreira, das áreas comercial e de marketing, a solução permite aos usuários capturar códigos de barras em ambientes hostis, oferecendo conforto e confiabilidade.
Um drone chamou a atenção dos visitantes da Movimat: era a novidade da GTP (Fone: 11 3721.6560), considerada a única ferramenta de inventário integrada com softwares de geolocalização e sensores em drones com foco em controlar com precisão estoques, evitando perdas e otimizando custos de forma automatizada e sem interferência humana. A solução, pensada para empresas que realizam o balanço de seus estoques e precisam acelerar processos, promete gerar economia de 90% no custo de realização de inventários. O sistema utiliza a tecnologia RTLS, cujos sensores aéreos determinam a rota de voo do drone e geram dados que serão cruzados com o WMS. “É possível fazer o inventário de um armazém de 10.000 m² em cerca de 12 minutos”, ressaltou Ricardo Bonfá Alberico, engenheiro de desenvolvimento pré-vendas.
A Inarcan (Fone: 54 3282.8182) deu destaque ao seu rack especial com sistema de pinos para transporte de diversos tipos de componentes, como do setor automobilístico. Carlos Alfredo Schaffer, gerente de vendas, contou que os itens se encaixam perfeitamente, garantindo a segurança na movimentação da carga. A empresa também expôs seus planos aramados, que funcionam como prateleiras de armazenamento, aproveitando a estrutura de um portapaletes. Ambas as soluções ficaram expostas em uma ilha juntamente com produtos de outras participantes da Movimat, mostrando na prática sua usabilidade.
Especializada em soluções customizadas para fixação e movimentação de bobinas, a Golden Fix (Fone: 41 3332.0033) expôs seus elevadores com sistema pneumático em diversas versões: com plataforma, eixo, virador de bobinas, extrator de eixo e para bobina dupla. Também apresentou os elevadores elétricos transportadores modelos GT415, para até 350 kg, e GT150, para até 150 kg.