A Maplink, empresa brasileira de tecnologia líder em soluções de geolocalização e logística, anunciou nesta segunda-feira (17), a aquisição da empresa francesa Optilogistic, especialista no desenvolvimento de soluções de logística para o mercado Europeu. Com acordo liderado pela Movile – líder global em mobile commerce -, o investimento, além de complementar o portfólio da Maplink, transfere para a carteira da companhia mais de 60 clientes na Europa, América Latina, Estados Unidos e África.
A aquisição dá continuidade à estratégia de expansão global da Maplink – que já atua na América Latina desde 2014 – e promete trazer benefícios para os clientes nos países que as empresas atuam, como a possibilidade de oferecer sua tecnologia e serviços com suporte e pagamento em moeda local, além da oferta de serviços de geolocalização e nuvem mobile.
A expansão dos negócios acontece em um momento propício, já que o mercado de SaaS deverá superar a marca de US$ 112,8 bilhões até 2019, atingindo uma taxa anual de crescimento médio de 18,3%, quase cinco vezes mais do que o mercado tradicional de softwares. Isso significa que para cada US$ 4,59 investidos em softwares, US$ 1 será direcionado ao SaaS. Segundo o IDC (International Data Corporation), o mercado mundial de área movimentou receitas de US$ 48,8 bilhões em 2014, representando um crescimento de 24,4% em relação ao ano anterior.
“O custo de logística representa 12% do PIB mundial. No Brasil, esse valor é de 17%. Isto mostra o quanto é preciso ser feito para que o país evolua em competitividade. A aquisição trará benefícios para os nossos clientes em termos de eficiência nos processos e produtividade, pois estaremos ainda mais preparados para atender o mercado crescente de on demand logistic. A partir de agora nossos esforços serão somados ao objetivo de oferecer soluções eficientes e sofisticadas”, afirma Frederico Hohagen, diretor geral da Maplink.
No mercado desde 1992, a Optilogistic é líder mundial em logística no segmento de laticínios e especialista em agronegócios, com clientes pela Europa, África, América do Norte e América Latina. Suas tecnologias são dedicadas ao desenvolvimento de soluções para atender as complexidades dos processos logísticos das empresas, que vão desde o planejamento de distribuições complexas e consultoria logística até a implementação e treinamento para uso dos serviços. A companhia possui um time de 34 profissionais baseados na Europa, entre eles doutores e especialistas, que serão incorporados ao quadro da Maplink.
“Termos um time especializado em soluções de logística é um grande diferencial, visto que existem poucos desses profissionais no mercado. Por isso, iremos promover um intercâmbio entre as equipes, inicialmente com foco no time de tecnologia, mas com certeza daremos oportunidade de rotação dentro das outras áreas”, continua Frederico Hohagen.
Nos últimos dois anos, a Maplink dobrou de tamanho em receita e já tem 30% do seu faturamento fora do Brasil. Com a aquisição, espera-se que o faturamento da empresa dobre novamente este ano e que mais de 50% da receita venha do exterior. A aquisição possibilitará um intercâmbio de produtos, tecnologias e expertise que tornarão as operações dos clientes mais eficientes, além de trazer para o Brasil uma tecnologia superior ao que existe atualmente em nosso mercado.