Transportadora do Grupo Usiminas é incorporada pela Grecco Logística

Prestes a completar 50 anos de fundação, uma das maiores operadoras logísticas do Brasil especializada no transporte de vidros e siderúrgico, a Grecco Logística adquire por sucessão as atividades da Rios Unidos Logística e Transportes, uma das empresas do Sistema Usiminas, pelo montante de R$ 18 milhões.

Com a incorporação, as empresas passam a se chamar GTI-Log e prevê neste ano faturamento de R$ 160 milhões, o que corresponde a 25% a mais se comparado ao período de 2015. Para o próximo ano, a previsão é chegar a R$ 200 milhões.

De acordo com Odair Brito, diretor comercial da GTI-Log, em meio século de atividades, a antiga Grecco Logística, com sede na cidade de Mauá, no ABC Paulista, sempre acompanhou todas as mudanças do setor e manteve uma evolução constante ao diversificar suas áreas de atuação.

“Começamos nossas atividades operando no transporte especializado de vidros. Fomos pioneiros no setor ao adquirir equipamentos in loader e, somente nessa área, transportamos cerca de 720 mil toneladas por ano. Em seguida, partimos para os segmentos químicos e siderúrgicos, além de forte atuação no Mercosul”, explica o executivo.

Com uma frota própria com mais de 700 equipamentos, entre carretas, cavalos mecânicos e trucks, hoje a empresa é responsável por quase 30% do total de volume escoado pela Usiminas e Soluções Usiminas, o que corresponde a um milhão de toneladas por ano, figurando entre as 10 maiores empresas de transporte do Brasil no segmento siderúrgico.

Em sua carteira de clientes constam empresas de grande porte como Grupo Saint-Gobain, Cebrace, Grupo Usiminas, Braskem, Avon, Viminas, entre outras, totalizando no mês uma média de 17 mil viagens.

A GTI-Log já nasce forte. A matriz possui área construída de 60 mil metros quadrados em um terreno de 200 mil metros quadrados, mais três armazéns que totalizam 30 mil metros quadrados, mais de 350 funcionários e 19 filiais localizadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia, Santa Cantarina, Espírito Santo e Rio Grande do Sul, além de duas na Argentina, em Buenos Aires e Córdoba, sendo que em novembro, uma nova filial será inaugurada na cidade mineira de Santa Luzia. “Todas as áreas estão interligadas com o sistema ERP – Enterprise Resource Planning da TOTVS”, completa Robson Santana, diretor de controladoria da empresa.