A apresentação de mais uma fase do Estudo e Pesquisa de Obras para Otimização Morfológica, Náutica e Logística do Canal de Acesso ao Porto de Santos, elaborado pela Universidade de São Paulo (USP) foi apresentado na última quinta-feira, 8, no auditório da Presidência da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp).
Na abertura da apresentação, o presidente da Codesp Alex Oliva destacou a importância de se reunir autoridades e usuários do porto para acompanhar a evolução dos trabalhos, mantendo-se a comunidade atualizada quanto às conclusões já definidas.
A exposição foi sobre as consequências da redução da largura do canal de navegação para 170 metros e, também, sobre interação hidrodinâmica entre os navios passantes e os navios atracados, simulando-se, inclusive, com tráfego de navios conteineiros de 366 metros de comprimento. Os estudos prosseguem até final de 2017.
Acompanharam a apresentação o capitão-de-mar-guerra Alberto José Pinheiro de Carvalho, comandante da Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP), representantes da Praticagem de Santos, de terminais, da administração municipal, do segmento de rebocadores, além de diretores da Codesp.