TCP Log movimenta 20 mil toneladas de trilhos de trem

A TCP Log – subsidiária logística da TCP (empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá) recebeu, no último mês, 6.900 toneladas de trilhos de trem importados pela Rumo Logística para a recuperação da malha ferroviária paranaense. O volume total de importações desse tipo de carga via Porto de Paranaguá deve chegar a 20 mil toneladas ao final de 2016, com cargas que têm como origem a Argentina e a Europa.

Este é o segundo lote de trilhos desembarcados no Paraná. “A TCP Log fez um estudo prévio sobre qual a melhor forma de realizar a movimentação das peças, já que se tratam de se tratam de cargas de alto valor agregado. Foram quase dois dias de operação para que as cargas de trilho de trem pudessem ser movimentadas devido ao grande volume”, explica Juarez Moraes e Silva, diretor Superintendente Comercial da TCP.

Os trilhos chegaram ao Paraná vindos da Argentina, em 1.500 fardos, cada um com 4 trilhos de 23 metros de comprimento. “É uma operação diferente do habitual justamente pelo comprimento e volume das cargas, o que exige uma operação rápida e segura para o cliente”, explica o diretor que acrescenta que a operação marítima se tornou uma opção viável para o transporte da carga pelo valor do frete ser mais competitivo frente ao modal ferroviário.

Para a retirada da carga do navio, a TCP Log utilizou guindastes de bordo do próprio navio para o desembarque das peças e empilhadeiras próprias do Terminal para a armazenagem do produto.