O Grupo Pão de Açúcar teve alta anual de 12,1% na receita líquida total da divisão alimentar no quarto trimestre, para R$ 11,74 bilhões, impulsionada por forte desempenho da operação de atacarejo da bandeira Assaí.
O crescimento foi apoiado em salto de 35,8% na receita do Assaí, que tem sido foco de expansão de lojas do GPA em um momento de retração da economia e da renda dos consumidores.
A bandeira de atacarejo teve receita líquida total de R$ 4,255 bilhões no quarto trimestre, exibindo uma expansão de receita no conceito mesmas lojas, de pontos abertos há pelo menos um ano, de 17,3% sobre os três últimos meses de 2015.
Em entrevista nesta semana à Reuters, o presidente do Assaí, Belmiro Gomes, comentou que a unidade espera manter em 2017 o ritmo de crescimento das vendas de 2016.
O Assaí teve aumento de 38,6% na receita líquida total no ano passado, para cerca de R$ 14,5 bilhões. Já as vendas em mesmas lojas subiram 18,6% no ano.
No total, a receita líquida mesmas lojas do GPA alimentar subiu 7,7% no quarto trimestre em relação a um ano antes, informou a companhia em comunicado ao mercado.
Já as operações da controlada Via Varejo, colocada à venda pelo grupo no ano passado, tiveram queda de 0,7% na receita total líquida do quarto trimestre sobre um ano antes, já considerando impacto positivo de reconhecimento de impostos retroativos referentes à Lei do Bem. Excluindo esse efeito, a receita do trimestre passado teve queda de 6,5%.
A receita líquida total da divisão de móveis e eletrodomésticos, classificada pelo GPA como operações descontinuadas, somou R$ 6,93 bilhões no quarto trimestre.
No conceito mesmas lojas, a receita da Via Varejo nos três últimos meses de 2016 caiu 1,7% em relação a um ano antes, considerando a operação de lojas físicas, enquanto nas operações de comércio eletrônico houve recuo de 10,4%.
Fonte: Folha de S. Paulo