Com o objetivo de agregar valor aos clientes e aumentar ainda mais os níveis de reciclagem, a Tetra Pak iniciou a comercialização de pallets feitos a partir do plástico e alumínio reciclado de embalagens longa vida pós-consumo. Desenvolvidos em parceria com a Green Pallet, empresa responsável pela fabricação do material, os novos pallets são resistentes a ambientes refrigerados e úmidos e têm vida útil, em média, 10 vezes maior do que os tradicionais.
Ao mesmo tempo que contribui com a diminuição do impacto ambiental na indústria, o projeto reflete o compromisso da empresa com o meio ambiente. “Uma das principais premissas da Tetra Pak nas últimas décadas tem sido o desenvolvimento de ações para fomentar a reciclagem das nossas embalagens. A produção dos pallets com materiais reciclados promove a conservação ambiental e é mais uma conquista da companhia neste sentido”, afirma Valéria Michel, Diretora de Meio Ambiente da Tetra Pak.
Outra vantagem é que os novos produtos podem ser higienizados após entrar em contato com óleos, graxas e substâncias químicas. Além dos benefícios relacionados à sustentabilidade, eles possuem alta capacidade estática e dinâmica, não proliferam fungos ou bactérias e não possuem emendas ou colas, o que elimina o custo com reparos e acarreta em um baixo nível de reposição.
De acordo com Edison Kubo, Diretor de Desenvolvimento de Negócios de Serviços Técnicos da Tetra Pak, há planos de exportação do material. “Este é mais um serviço que passa a integrar o nosso portfólio. A receptividade do projeto foi tão boa que temos clientes do México e Paraguai querendo adquirir as novas peças” conclui. No Brasil, a novidade já foi adotada por seis clientes, que utilizam os pallets no empilhamento de matérias-primas e estoque de produtos.