CargoX investe em treinamento especializado, conexão digital e parcerias para qualificar caminhoneiros

Segundo dados do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), ao final de 2015 o Brasil possuía mais de 12 milhões de trabalhadores terceirizados. A relação entre empresas e estes prestadores de serviços sempre se apresentou bastante sensível, principalmente quando se leva em conta a qualidade do serviço prestado pelo parceiro. Analisando esse ponto e visando a melhora de todo o setor logístico do país, a CargoX (cargox.com.br) – primeira e única companhia do mercado de transportes de carga no Brasil baseada integralmente em tecnologia – investe em diversos modelos de treinamentos para qualificar os motoristas, desta forma, valorizando o profissional e a categoria.

Em 2017, a transportadora irá investir mais de R$ 1 milhão em todo projeto, desta forma atuará em diversas frentes. O ponto de partida são workshops presenciais realizados nas paradas de caminhoneiro e no próprio escritório da CargoX. Nesses encontros existirão palestras com especialistas do mercado, além de aulas sobre legislação, técnicas de direção, administração, direção e diversos outros assuntos. O foco será preparar o profissional e subir seu nível de conhecimento dele, desta forma, a qualidade de seu serviço se eleva também. “Queremos dar mais ferramentas para nossos caminhoneiros cadastrados, eles são peça essencial dentro do transporte de cargas do Brasil e possibilitar isso a eles é fazer com que todos do mercado cresçam juntos” detalha Reinaldo Menegazz, Head of Truck da CargoX.

Outro pilar do projeto são as parcerias com instituições de ensino e outras empresas do setor, por exemplo, as montadoras. Nesse aspecto a ideia é possibilitar vantagens para aquele profissional que tenha relacionamento com as duas empresas. Isso tem como objetivo fazer com que os caminhoneiros enxerguem aquelas marcas que investem nele e que acreditam que ele pode ser melhor.

Ambiente online para maior alcance

Com os profissionais muitas vezes na estrada, outro foco da companhia é o relacionamento via ambientes virtuais, como as redes sociais, o canal no Youtube e seu blog oficial. Essas opções permitirão o acesso por meio de smarthphones e computadores móveis utilizados pelos motoristas, fazendo com que eles adquiram conhecimento nos intervalos entre as cargas e com baixo custo. “Nós otimizamos as cargas deles, as rotas e diminuímos o tempo de espera deles por um novo frete, agora queremos possibilitar que nos intervalos eles cresçam como profissionais e isso de maneira rápida e direta” declara Menegazz.

Os treinamentos irão ficar disponíveis por meio de vídeos e irão abordar temas parecidos com os eventos presenciais, mas como uma linguagem mais dinâmica, oriunda da internet. Todos os conteúdos irão possuir certificado que comprove a aprovação no tema, os mesmos serão disponibilizados após breves testes. “Conforme eles concluem e adquirem mais conhecimento eles crescem e isso vai sendo compartilhado dentro do setor, todos irão observar que esse diferencial pode resultar em conquistar mais ou menos clientes, fretes ou oportunidades” detalha.

Os treinamentos serão importantes também no rating dos profissionais dentro da CargoX, pois a qualidade do profissional é um critério importante na seleção no momento do frete. “Somente profissionais bem qualificados realizam fretes conosco, desta forma mantemos a confiabilidade por parte de nossos clientes e também reconhecemos aqueles caminhoneiros que se dedicam mais e são os melhores” finaliza.